/governosp
O Memorial da América Latina e a Inter-American Culture and Development Foundations (Fundação Interamericana para o Desenvolvimento Cultural) assinaram um protocolo de intenções, na sexta, 25 de agosto de 2006, que visa contribuir para a promoção da cultura em toda a América Latina. As duas fundações resolveram estreitar procedimentos que objetivam, entre outras coisas, apoiar a sustentação institucional e financeira mútua.
Recém criada, a Fundação Interamericana para o Desenvolvimento Cultural é um órgão associado ao BID ( Banco Interamericano de Desenvolvimento) com o objetivo de promover a competência das indústrias culturais da América Latina e do Caribe.
O acordo foi celebrado durante a visita de David Atkinson, Chief Executive Officer da ICDF, ao Memorial. “A missão das duas Fundações são muito parecidas, temos que trabalhar juntos para definir atividades específicas”, afirmou Atkinson. Segundo ele, a sua fundação poderá ajudar o Memorial na elaboração de novos projetos culturais e na busca por parcerias e patrocínios, baseando-se na parceria com o BID. “Por enquanto os recursos da Fundação Interamericana para o Desenvolvimento Cultural são limitados, mas temos muita vontade e recursos humanos para ajudar neste sentido”.
Recebido por Fernando Leça, presidente do Memorial, Atkinson ficou impressionado ao percorrer o nosso conjunto arquitetônico. “É um lugar fantástico não só para São Paulo, e sim, para toda a região da América Latina”, afirmou Atkinson, que veio em retribuição à visita de Fernando Leça à sede da ICDF, em Washington, DC, em 17 de agosto passado. Naquele encontro como nesse, os dirigentes do Memorial e da ICDF concordaram na importância estratégica que as instituições que eles dirigem desempenham. “O setor da cultura é fundamental para a economia do país, para a redução da pobreza, para a inclusão social. A cultura está acima da política”, resume Atkinson.