/governosp
Seis livros e a nova edição da revista Nossa América serão lançados pelo Memorial da América Latina, em 15 de março de 2006, na Bienal do Livro, no Anhembi. As obras fazem parte da Coleção Memo Ensaio/Ficção, que edita textos sobre literatura, cinema e artes plásticas, entre outros temas artísticos e culturais. O cineasta e escritor Silvio Back estará autografando no estande do Memorial, a partir das 19h30, seu Traduzir é Poetar às Avessas, a primeira tradução para o português do poeta “maldito” americano Langston Hughes.
Artigos sobre os desafios enfrentados pela democracia na América Latina, sobre a utilização do corpo como experimento nas obras de Frida Kahlo, Ana Mendieta e Lygia Clark, ensaio fotográfico sobre o cotidiano de um povoado flutuante do Titicaca, Bolívia, dossiê sobre os novos governos de esquerda do Uruguai, Chile e Bolívia, esses são alguns dos destaques da revista bilíngüe nascida com o Memorial, a Nossa América/Nuestra América. Em sua 23º. edição, a publicação traz textos de Fernando Henrique Cardoso, Octavio Paz, Cláudio Fuentes e Andrés Villar, Rodrigo Queiroz, Gilberto Dupas, entre outros.
Esses lançamentos serão na estante do Memorial na 19ª Bienal do Livro de São Paulo. A Fundação estará presente na Bienal – que acontece do dia 9 a 19 de março – na rua K, esquina com a avenida J, do Pavilhão do Anhembi. Além das novidades, estará à disposição dos leitores grande acervo de publicações do Memorial, como edições antigas da revista Nossa América e coleções de livros que abordam temas da cultura latino-americana. Entre eles, exemplares da série Encontros (textos de intelectuais e escritores que estiveram presentes na Biblioteca Victor Civita), e edições do Segundas no Memorial, nos quais estão registradas as conversas com o público de personalidades da cultura brasileira, como Maria Adelaide Amaral, Vânia Toledo, George Yudice, entre outros.
Essas são edições do CBEAL – Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, divisão do Memorial que se destina, por meio da publicação de livros e revistas, a fomentar a pesquisa e a divulgar a expressão cultural latino-americana. Clique aqui para conhecer mais publicações
Confira abaixo a lista dos seis livros a serem lançados na Bienal do Livro, no próximo dia 15 de março.
Música Andina
Ricardo Cavalcanti-Schiel, antropólogo e autor da tese “Da relutância selvagem do pensamento. Memória social nos Andes meridionais”.
A Maneira de Introdução
Miriam Gárate, professora e livre docente da Unicamp. Atua na área da teoria e história literária. É autora do livro “Civilização e Barbárie n’Os Sertões”. Entre Domingo Faustino Samiento e Euclides da Cunha (2001).
Geografia e Geometria na América Latina: Natureza, Arquitetura e Sociedade
Roberto Segre, professor titular FAU/UFRJ, Rio de Janeiro; Professor Titular Consultante FAU/ISPJAE, Havana. Conferência proferida no ciclo Geometry ~ Geography, em Capla, College of Architecture, Planning and Landscape Architecture, University of Arizon, Tucson, 2001
Rituais do Discurso Crítico
Luis Alberto Brandão, ficcionista e ensaísta, autor dos livros Grafias da identidade: literatura contemporânea e imaginário nacional; “Tablados – livro de livros”; “Um olho de vidro: a narrativa de Sérgio Sant’Anna”; “Saber de pedra – o livro das estátuas”. Professor da Faculdade de Letras da UFMG.
Desvelamento da América Latina
Ángel Kalenberg é historiador, crítico de arte, curador internacional e diretor do Museu de Artes Visuais de Montevidéu.
Traduzir é Poetar às Avessas
Langston Hughes por Silvio Back, cineasta, poeta e escritor. Autor de 36 filmes (dez longas-metragens, o mais recente, Lost Zweig), em 1986 teve publicado o seu primeiro livro de poemas, “O Caderno Erótico de Sylvio Back” (Tipografia do Fundo de Ouro Preto – MG). Depois vieram “Moedas de Luz” (Max Limonad, São Paulo, 1988); “A Vinha do Desejo” (Geração Editorial, SP, 1994); “Yndio do Brasil” (Poemas de Filme) (Nonada, Minas Gerais, 1995), “Boudoir” (Sette Letras, Rio de Janeiro, 1999) e “Eurus” (7Letras, RJ, 2004). Back tem igualmente editados livros de contos, ensaios e os dez roteiros de seus filmes.