/governosp
Um grupo de professores de espanhol do município de Embu das Artes participou de uma atividade educativa no Memorial da América Latina nesta quarta e quinta-feira (12 e 13 de agosto). Eles vieram conhecer o acervo de arte popular do Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro e tiveram o privilégio de receber uma palestra e uma visita guiada por ninguém menos do que a fotógrafa inglesa Maureen Bisilliat, 84 anos, fundadora e curadora do espaço (até se aposentar há três anos). Os cerca de 50 professores, nos dois dias, também assistiram o documentário “Pavilhão da Criatividade”, da própria Maureen.
“É uma maneira de nos prepararmos para trazer nossos alunos em excursão pedagógica”, explica a professora Michele Santana, assessora técnico-pedagógica da Secretaria de Educação do Município de Embu das Artes. “Os estudantes da rede municipal do Embu já estão trabalhando esse tema”, contou Michele, “estamos mergulhando na rica e diversificada cultura latino-americana”.
Maureen Bisilliat, que atualmente prepara – com Lúcio Kodato – um filme sobre sua longa carreira como fotógrafa e documentarista, gostou muito da experiência: “o que mais me surpreendeu foi a vivacidade deles – como captavam tudo, como queriam aprender, como foram tocados pela beleza viva criada pelo artesão latino-americano”.
“Foi uma visita valiosa para os professores de Língua Espanhola, para os estudantes de nossa rede e a educação como um todo”, resume a professora Michele Santana.