/governosp
A partir das 19 horas vamos conhecer os ganhadores do Festlatino deste ano. Como ocorreu na edição passada, o filme escolhido por um júri de críticos coordenados pela jornalista Maria do Rosário Caetano receberá o troféu Memorial da América Latina; já o filme que levou a melhor nota do público ganha 10 mil dólares, além do mesmo troféu, que reproduz a Mão criada por Oscar Niemeyer. Só os filmes da seção Contemporâneos participam dessa competição.
O 3º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo se encerra neste domingo, 13 de julho de 2008, com a cerimônia de premiação na Sala 1 do Auditório Simón Bolívar, no conjunto arquitetônico da realizadora da mostra, a Fundação Memorial da América Latina.
Fernando Solanas, o grande homenageado desta edição, também receberá um troféu pelo conjunto da obra. Na foto acima, ele apresenta a sua Aula Magna, ao lado do cineasta João Batista Andrade. Os homenageados anteriores foram o também argentino Fernando Birri e o mexicano Paul Leduc. Com os três, o Festlatino consolida a identidade pensada desde o início por Andrade: de resistência artística, criativa, militante, polêmica e política, ao mesmo tempo aberto para os realizadores atuais e enfrentandos os grandes temas colocados pela contemporaneidade.
Um dos destaques desta edição foi o lançamento do livro “Memorias do Subdesenvolvimento“, pelo próprio Memorial. O autor Edmundo Desnoes esteve desde o início entre nós. Ele participou de uma mesa redonda sobre o filme homônimo de Tomás Gutiérrez Alea, baseado em seu livro, e depois autografou-o. Na foto ao lado, ele está assinando o exemplar da cineasta unuguaia Mariana Viñoles.
Os curtas exibidos na seção Escolas de Cinema também concorrem a um prêmio. O ganhador terá uma bolsa-residência no Brasil para desenvolvimento de um projeto cinematográfico. Concorrem a esse prêmio oito estudantes, cada um representando uma escola internacional.
Com a proposta de mapear a crescente produção latino-americana de ficções, documentários, animações e filmes experimentais de jovens realizadores, participam dessa mostra paralela escolas latino-americanas filiadas ao International Association of Film and Television Schools: Universidade de São Paulo, Universidade Federal Fluminense, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Minas Gerais; na Argentina, Universidad del Cine, Universidad de Buenos Aires e Escuela Nacional de Experimentación y Realización Cinematográfica; no México, Centro de Capacitación Cinematográfica e Centro Universitario de Estudios Cinematográficos; no Uruguai, Escuela de Cine del Uruguay; em Cuba, Escuela Internacional de Cine y Televisión; e no Chile, Universidad de Artes, Ciências y Comunicación de Chile.
Programe-se para o último dia do Festlatino
Aula Magna de Fernando Solanas
Diário do Festlatino – clique aqui para saber como foi cada dia
Festilatino reúne cineastas, produtores, retrospectivas, estudantes e grande público
Por Eduardo Rascov
Fotos de Fábio Pagan