/governosp
“Jogo de Cena“, de Eduardo Coutinho, foi o grande ganhador do 3º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo que terminou no domingo, 13 de julho de 2008. O diretor recebeu as maiores notas do público, o que o agradou especialmente. Coutinho, que acabara de receber o prêmio da crítica do Festival de Cinema de Paulínia (de 4 a 12 de julho), ficou evidentemente emocionado por, desta vez, ter sido escolhido pelo público. A premiação aconteceu na Sala 1 do Auditório Simón Bolívar, Memorial, tomada pelo público que veio ver “Tangos, o Exílio de Gardel“, de Fernando Solanas.
No Festlatino, o prêmio da crítica foi para o filme argentino “Estrelas“, de Federico León e Marcos Martinez. O curta “Habitación“, do argentino Juan Carlos Zapata, da Universidad del Cine (FUC), foi o escolhido pela crítica na mostra paralela de filmes produzidos por estudantes das escolas de cinema latino-americanas filiadas à CILECT (International Association of Film and Television Schools). O mexicano “Hamac Caziim“, de Jerónimo Barriga, levou a menção honrosa.
O juri de críticos, coordenados pela jornalista Maria do Rosário Caetano, dedicou uma menção especial ao filme “Serras da Desordem“, de Andrea Tonacci, e menção honrosa para “Una novia errante“, da argentina Ana Katz, “Partes usadas“, do mexicano Aarón Fernández, “M“, do argentino Nicolás Prividera e “Sonhos distantes“, do veterano cineasta peruano Alejandro Legaspi, que ao agradecer declarou ter se decidido pela carreira cinematográfica ao assistir, aos 21 anos, “La Hora de Los Hornos“, de Solanas.
Mas o grande homenageado da noite foi mesmo Fernando Solanas, aplaudido de pé. Ele subiu ao palco ao lado de sua mulher, a atriz brasileira Ângela Corrêa. Eles estão juntos desde 1991, quando se conheceram no próprio Memorial, onde Solanas gravou cenas de sua película “El Viaje“.
Consolidado, em sua terceira edição, o Festlatino recebeu 43 convidados internacionais, de 15 países. Foram ministradas cinco oficinas, 4 mesas de debates, dois lançamentos de livros e uma aula magna. Mais de 16.000 pessoas compareceram às seis salas de exibição espalhadas pela cidade (Memorial, Cinesesc, Cinemateca e Cinusp).
Por Eduardo Rascov
Saiba como foi o 3° Festlatino
Confira o diário do 3° Festival
2° Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo
1° Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo
Fotos de Fábio Pagan