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Em sua 4ª edição, o FestLatino do Memorial da América Latina consolida-se como importante mostra de filmes inéditos no Brasil, estréias internacionais e world premieres (1ª exibição mundial). Serão exibidos 111 filmes de 17 países, em 7salas da cidade (2 salas no Memorial e na Cinemateca Brasileira, CineSesc, Cinusp Paulo Emílio, Museu da Imagem e do Som e Teatro Cacilda Becker de São Bernardo do Campo). Confira no site www.memorial.org.br a programação detalhada, sinopses, locais e horários de exibição dos filmes. Dois filmes da sessão Contemporâneos serão premiados pelo Memorial (prêmios de público e de crítica). O Festlatino abre com o filme vencedor do Festival de Berlim deste ano, “O leite da amargura” (“La Teta Asustada”), e tem entre seus destaques filmes selecionados nos festivais de Cannes, Veneza e Sundance.
Destaques da programação:
Mostra Contemporâneos
31 filmes de 16 países e realizadores consagrados, entre eles, os brasileiros Eduardo Coutinho (“Moscou”), Júlio Bressane (“A Erva do Rato”) e Domingos de Oliveira (“Juventude”), José Mojica Marins (“Encarnação do Demônio”, filme que fecha a trilogia do Zé do Caixão) e Rodolfo Nanni (“O Retorno”), e os argentino Leonardo Favio (“Aniceto”), Celina Murga (“Uma Semana Sozinhos”, produção de Martin Scorsese)
Homenagem a Nelson Pereira dos Santos
Considerado o maior cineasta brasileiro vivo, Nelson Pereira dos Santos recebe em 2009 o Troféu Fundação Memorial da América Latina, que nas edições anteriores do evento foi outorgado aos argentinos Fernando Birri e Fernando Pino Solanase ao mexicano Paul Leduc. Serão exibidos seus filmes seguintes: “Vidas Secas” (1962), “Rio 40 Graus” (1957), “Memórias do Cárcere” (1984), “Amuleto de Ogum” (1973), “Como era Gostoso o Meu Francês” (1970) e “El Justicero” (1966).
Mostra Anos 1990 – Retomada do Cinema Latino-Americano
Entre os Brasileiros, “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil” (1995), de Carla Camurati, ”Os Matadores” (1997), de Beto Brant, “Baile Perfumado” (1996), de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, e “Um Céu de Estrelas”, de Tata Amaral.
Entre os curtas brasileiros, destacam-se: Jorge Furtado (“Esta Não é a Sua Vida”, 1991), Marcelo Gomes (“Maracatu, Maracatus”, 1995), Laís Bodanzky (“Cartão Vermelho”, 1994) e Karim Aïnouz (“Seams”, 1993). 6 a 12 de julho
Entre os latino-americanos, filmes do chileno Andrés Wood (“Histórias de Futebol”, 1997), do mexicano Carlo Marcovich (“Mas Quem Diabos é Juliette”, 1997), do colombiano presente no festival Victor Gavíria (“Rodrigo D: No Futuro”, 1990) e dos argentinos Marcelo Piñeyro (“Cavalos Selvagens”, 1995) e Pablo Trapero (“Mundo Grua”, 1998), entre outros.
Documentário musicais brasileiros
Mostra Alex Viany
Relançamento do livro “Introdução ao Cinema Brasileiro” (Editora Revan), editado originalmente em 1959 e considerado a primeira obra de filmografia brasileira. Dia 9 de julho, 18h30, no Auditório Simón Bolívar. E às 20h, uma mesa redonda discute a trajetória e a obra de Alex Viany. Um ciclo de filmes completa a homenagem.
DOCTV Ibero-América
Serão exibidas 12 obras da primeira edição do projeto DOCTV Ibero-América.
Competição de Escolas de Cinema
Participam filmes produzidos nos cursos audiovisuais de instituições de ensino filiadas à versão ibero-americana da CILECT (International Association of Film and Television Schools). Concorrendo a uma bolsa residência para o realizador da obra vencedora, estão programados 28 títulos, representando as seguintes escolas: da Argentina, ENERC, FUBA e UBA; UNIACC (do Chile), EICTV (de Cuba); ECU (do Uruguai); ECA/USP (do Brasil); e CCC, CUEC-UNAM e Iberoamericana (as três do México).
CICLO DE DEBATES
Os encontros acontecem no Anexo dos Congressistas do Memorial da América Latina com a seguinte programação:
“Cinema da América Latina e Internacionalização”
com Carlos Cuarón (diretor de “Rude e Brega”, México), Camilo Matiz (diretor de “1989”, Colômbia), Fabiano Gullane (produtor da Gullane Filmes, Brasil) e Jorge Sanchez (diretor geral do Festival de Cinema em Guadalajara, México)
com Bettina Vianny e Edward Monteiro (ambos do Acervo Alex Viany, Brasil) e Beth Formaggini (co-diretora do documentário “Somos um Poema”, Brasil)
com Angeles Anchou (produtora da Unidade Técnica do DOCTV IB II), Mário Borgneth (coordenador executivo do programa Mais Cultura Audiovisual, Brasil), Sergio Iglesias (diretor de “Argentina e Sua Fábrica de Futebol”, Argentina),
Newton Cannito (diretor de “Jesus no Mundo Maravilha”, Brasil) e Max Eluard (coordenador executivo do programa DOCTV Brasil)
com Nelson Pereira dos Santos (diretor homenageado, Brasil)