/governosp
Ex-ministro, ex-vice-governador, ex-deputado federal, advogado, escritor e conselheiro da Fundação Memorial da América Latina, Almino Affonso é o novo titular da Secretaria de Relações Institucionais, escolhido pelo governador Alberto Goldman em substituição a José Henrique Reis Lobo.
A trajetória de vida do novo secretário é marcada pela participação ativa nos principais momentos da história do país e, por isso mesmo, é considerado profundo conhecedor dos bastidores da política brasileira.
Homônimo do avô, de quem herdou o nome, Almino Monteiro Álvares Affonso nasceu em 11 de abril de 1929 na cidade de Humaitá, no Amazonas. Desde cedo foi defensor ferrenho dos ideais humanistas, como o avô, e entrou na política logo depois de ter se mudado para São Paulo, em 1950, quando ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco.
Personagem e testemunha ocular dos diferentes períodos da história brasileira nos últimos 50 anos, Almino Affonso é dono de memória privilegiada e os registrou em vários livros, dos quais se destacam “As Raízes do Golpe” – sobre o movimento de 1964 – “Parlamentarismo, Governo do Povo” e “Almino Affonso – Tribuno da Abolição” – homenagem ao avô. Casado com Lygia de Brito, tem quatro filhos – Rui, Fábio, Gláucia e Sérgio Britto, este conhecido por ser músico da banda Titãs.
Texto: Daniel Pereira