/governosp
A eterna bonequinha de luxo
Se estivesse viva, teria completado 80 anos no dia 4 de maio. Audrey Hepburn eternizou o tipo gamine, esbelta e quase sem curvas, numa época de mulheres voluptuosas e sensuais. Logo em seu primeiro filme “A princesa e o plebeu” teve seu talento reconhecido ao receber o Oscar de melhor atriz. A partir de então trabalhou com grandes diretores e dividiu a cena com atores excepcionais em filmes que marcaram época. Mas provavelmente será por seu papel em “Bonequinha de luxo”, adaptação do livro de Truman Capote que ela será lembrada. Vestida por Hubert de Givenchy, mordiscando um croissant em frente à Tiffany na Quinta Avenida, Holly Golightly desfila sua elegância. Alçada a ícone da moda, seu estilo clássico e sofisticado tornou-se uma referência . Madura, não perdeu o encanto e passou a dedicar-se a causas sociais, tendo sido nomeada embaixadora da UNICEF. Audrey Hepburn morreu aos 63 anos.
Período: 04 a 25 de agosto de 2009
Horários das sessões: Terça a Sexta (12h00 e 15h00)
Dia 04
A PRINCESA E O PLEBEU (Roman Holiday) Direção de Willian Wyler. EUA, 1953, 119 min. Com Audrey Hepburn, Gregory Peck, Eddie Albert, Hartley Power.
Uma princesa entediada resolve se divertir em Roma, onde conhece um jovem fotógrafo que inicialmente pretende se aproveitar da situação, mas termina se apaixonando por ela.
Dia 05
SABRINA Direção de Billy Wilder. EUA, 1954, 114 min. Com Audrey Hepburn, Humphrey Bogart, William Holden.
Quando a filha do chofer volta de Paris, adulta e glamurosa, o palco está montado para atritos em família, com os irmãos enfeitiçados pela encantadora moça.
Dia 06
AMOR NA TARDE (Love In The Afternoon) Direção de Billy Wilder. EUA, 1957, 130 min. Com Audrey Hepburn, Gary Cooper, Maurice Chevalier, John Macgiver.
Jovem e bela filha de um detetive particular que investiga casos de adultério se apaixona por um "casanova". Para conquistá-lo, se faz passar por uma mulher experiente, responsável por várias conquistas e que só pode marcar encontros amorosos no período da tarde.
Dia 07
CINDERELA EM PARIS (Funny Face). Direção Stanley Donen. EUA, 1957, 63 min. Audrey Hepburn, Fred Astaire, Kay Thompson, Michel Auclair, Robert Flemyng.
Quando a importante editora de uma revista de moda e seu principal fotógrafo escolhem uma livraria para sua próxima sessão de fotos, descobrem o rosto encantador da balconista e filósofa amadora. A partir de então decidem transformá-la em modelo.
Dia 11
UMA CRUZ À BEIRA DO ABISMO (The Nun’s Story) Direção de Fred Zinnemann. EUA, 1959, 149 min. Com Audrey Hepburn, Edith Evans, Peggy Ashcroft, Patrícia Collinge, Mildred Dunnock, Peter Finch.
Religiosa que não se conforma com as desigualdades sociais, faz com que suas ações acabem conflitando com os votos que fizera na época que se firmou freira.
Dia 12
O PASSADO NÃO PERDOA (The Unforgiven) Direção de John Huston. EUA. 1960, 121 mim. Com Audrey Hepburn, Burt Lancaster, Audie Murphy, Lillian Gish.
Índia de nascimento, mas secretamente adotada por brancos, se torna alvo de um racismo sem-lei e brutalidade, quando a sua verdadeira identidade é revelada. Os índios a querem de volta, os brancos locais a querem morta, e a sua única esperança de sobrevivência é um homem que deve enfrentar a mais assustadora batalha de sua vida – para salvar a mulher que ama.
Dia 13
BONEQUINHA DE LUXO (Breakfast At Tiffany’s) Direção de Black Edwards. EUA, 1961, 115min. Com Audrey Hepburn, George Peppard, Patrícia Neal, Buddy Ebsen, Martin Balsan.
Garota de programa que sonha em conseguir um milionário para se casar se envolve com um jovem escritor, que se tornou seu vizinho recentemente e que é bancado pela amante.
Dia 14
INFÂMIA (The Children’s Hour) Direção de Willian Wyler. EUA, 1961, 107 min. Com Audrey Hepburn, Shiley MacLaine, James Garner, Miriam Hopkins.
Duas professoras têm suas vidas viradas do avesso quando uma das crianças denuncia um sentimento um pouco maior que amizade entre as duas. A avó da garota, poderosa na cidade, trata de espalhar a história e fazer com que todos se voltem contra elas.
Dia 18
CHARADA (Charade) Direção de Stanley Donen. EUA, 1963, 113 min. Com Audrey Hepburn, James Coburn, Walter Matthau, Cary Grant.
Americana residente em Paris, cujo marido foi assassinado, se vê seguida por ex-companheiros de guerra dele que procuram um fortuna que o falecido escondeu.
Dia 19
MINHA BELA DAMA (My Fair Lady) Direção de George Cukor. EUA, 1964, 170 min. Com Audrey Hepburn, Rex Harrison, Stanley Holloway, Wilfrid Hyde-White, Gladys Cooper.
Um culto professor aposta com um amigo de que é capaz de transformar uma rude vendedora de flores numa dama da alta sociedade.
Dia 20
QUANDO PARIS ALUCINA (When It Sizzles) Direção de Richard Quine. EUA, 1964, 110 min. Com Audrey Hepburn, Willian Holden.
Roteirista precisa escrever um texto em três dias. Quando ele pede à sua secretária para ajudá-lo a organizar as idéias, ela encena um festival de enredos inusitados.
Dia 21
COMO ROUBAR UM MILHÃO DE DÓLARES (How to Steal a Million) Direção de William Wyler. EUA, 1966, 123 min. Com Audrey Hepburn, Peter O’Toole, Eli Wallach, Hugh Griffith, Charles Boyer.
Filha de um perito falsificador de arte descobre que seu pai corre risco de ser denunciado como farsante. Ela decide roubar a escultura falsificada de um museu antes que os peritos a examinem e, para conseguir seu intento, recruta um ladrão para auxiliá-la.
Dia 25
UM CLARÃO NAS TREVAS (Wait Until Dark) Direção de Terence Young. EUA, 1967, 107 min. Com Audrey Hepburn, Alan Arkin, Richard Crenna, Efrem Zimbalist Jr., Jack Weston.
Uma mulher que ficou cega recentemente é aterrorizada por um trio de bandidos quando estes procuram por drogas dentro de uma boneca que acreditam estar no apartamento dela.
Dia 26
MUITO RISO E MUITA ALEGRIA (They All Laughed,) Direção de Peter Bogdanovich. EUA, 1981, 115 min. Com Audrey Hepburn, Ben Gazzara, Patti Hansen, John Ritter, Dorothy Stratten.
Quatro detetives de uma agência de investigação particular se envolvem em delicadas situações amorosas enquanto investigam a rotina de algumas mulheres, pelas quais se apaixonam.
Dia 27
ALÉM DA ETERNIDADE (Always) Direção de Steven Spielberg. EUA, 1989, 122 min.
Com Audrey Hepburn, Holly Hunter, Richard Dreyfuss, John Goodman.
Hábil piloto de avião adora correr riscos trabalhando com o Grupamento de Combate a Incêndios Florestais. Depois de sacrificar sua própria vida ao salvar um amigo, encontra sua missão mais importante: ajudar um novato piloto a firmar-se como bombeiro dos ares.