/governosp
Agosto de 2006 será marcado por duas perdas irreparáveis: Gianfrancesco Guarnieri e Raul Cortez. Gianfrancesco, além de ator fundamental, foi dramaturgo, compositor e um cidadão sempre atuante e preocupado com os rumos da política nacional. Raul Cortez celebrizou-se com seus personagens televisivos, aos quais emprestava charme e classe, mas foi no cinema e no teatro que deixou suas atuações mais marcantes e ousadas.
No mês de setembro, a Videoteca do Memorial presta uma homenagem a estes dois atores sensacionais, apresentando uma mostra de filmes em que atuaram.
Período: 01 a 30 de setembro de 2006
Horário das sessões: Segunda a Sexta (10h00, 12h00 e 15h00)
Sábado (10h30 e 12h30)
Local: Biblioteca Latino-Americana
Dias 1, 13 e 22
O GRANDE MOMENTO. Direção de Roberto Santos. Brasil. 1957. 80 min. Com Gianfrancesco Guarnieri, Miriam Pérsia, Vera Gertel, Jaime Barcellos, Norah Fontes, Paulo Goulart.
No dia de seu casamento, filho de uma família de classe média baixa enfrenta dificuldades para obter o dinheiro necessário aos últimos preparativos.
O CASO DOS IRMÃOS NAVES. Direção de Luiz Sérgio Person. Brasil. 1967. 92 min. Com Anselmo Duarte, John Herbert, Juca de Oliveira, Raul Cortez, Lélia Abramo.
Em Araguari, Minas Gerais, em 1937, época da ditadura de Getúlio Vargas, um tenente acusa injustamente dois irmãos pelo assassinato de um parente. Os dois são presos, torturados e condenados.
Dias 2, 14 e 23
CAPITU. Direção de Paulo César Saraceni. Brasil. 1968. 102 min. Com Isabella, Othon Bastos, Raul Cortez, Marília Carneiro, Rodolfo Arena.
Bentinho fixa-se na idéia de que sua mulher, Capitu, é amante de seu melhor amigo e desconfia que seu filho é fruto desse adultério.
O SEMINARISTA. Direção de Geraldo Santos Pereira. Brasil. 1977. 101 min. Com Eduardo Machado, Louise Cardoso, Nildo Parente, Lídia Matos, Raul Cortez.
Prestes a se ordenar padre, rapaz renuncia a tudo pelo seu amor de infância.
Dias 5, 15 e 26
GAIJIN, CAMINHOS DA LIBERDADE. Direção de Tizuka Yamasaki. Brasil. 1980. 106 min. Com Kyoko Tsukamoto, Antonio Fagundes, José Dumont, Jiro Kawarasaki, Gianfrancesco Guarnieri.
A história dos imigrantes japoneses no Brasil e suas relações com os italianos e nordestinos.
ASA BRANCA: UM SONHO BRASILEIRO. Direção de Djalma Limongi Batista. Brasil. 1981. 113 min. Com Edson Celulari, Eva Wilma, Walmor Chagas, Gianfrancesco Guarnieri.
Jovem jogador de futebol do interior vai para São Paulo em busca de consagração.
Dias 6, 16 e 27
ELES NÃO USAM BLACK-TIE. Direção de Leon Hirszman. Brasil. 1981. 120 min. Com Carlos Alberto Riccelli, Bete Mendes, Fernanda Montenegro, Gianfrancesco Guanieri, Milton Gonçalves.
Jovem operário renega o legado de luta de seu pai, líder sindical, e fura greve de fábrica no ABC paulista.
A PRÓXIMA VÍTIMA. Direção de João Batista de Andrade. Brasil. 1983. 91 min. Com Antônio Fagundes, Louise Cardoso, Mayara Magri, Gianfrancesco Guarnieri, Othon Bastos.
Prostitutas do bairro paulistano do Brás são assassinadas por maníaco, e o caso é investigado por repórter de TV.
Dias 8, 19 e 28
TENSÃO NO RIO. Direção de Gustavo Dahl. Brasil. 1984. 110 min. Com Anselmo Duarte, Norma Bengell, Nelson Xavier, Ana Maria Magalhães, Gracindo Jr., Raul Cortez.
Ministro é morto em atentado, durante visita de chefe de Estado estrangeiro ao Brasil. Diplomata tenta contornar o escândalo, no qual a imprensa relaciona a primeira-dama e a amante do presidente.
VERA. Direção de Sérgio Toledo. Brasil. 1986. 86 min. Com Ana Beatriz Nogueira, Raul Cortez, Aida Leiner, Carlos Kroeber.
Moça masculinizada tenta se impor no meio em que vive e conta com o apoio de professor.
Dias 9, 20 e 29
CINEMA DE LÁGRIMAS. Direção de Nelson Pereira dos Santos. Brasil / Inglaterra. 1995. 96 min. Com Raul Cortez, André Barros, Christiane Torloni.
Diretor de teatro viaja para o México, em busca do filme que sua mãe viu antes de morrer, acompanhado por um jovem estudante de cinema. Enquanto na tela os filmes se sucedem, uma relação de paixão começa a se desenvolver entre os dois.
O QUATRILHO. Direção de Fabio Barreto. Brasil. 1995. 92 min. Com Gloria Pires, Patrícia Pilar, Gianfrancesco Guarnieri.
Dois casais resolvem morar juntos para enfrentar as dificuldades da vida, até que a esposa de um casal resolve fugir com o marido do outro.
Dias 12, 21 e 30
O OUTRO LADO DA RUA. Direção de Marcos Bernstein. Brasil. 2004. 97 min. Com Raul Cortez, Fernanda Montenegro, Laura Cardoso.
Após ver o que acredita ser um homem matando uma mulher, senhora solitária que passa as noites fiscalizando com um binóculo sua vizinhança, decide investigar por conta própria o possível assassinato.