/governosp
Eduardo Duhalde, ex-presidente da Argentina, chegou ao Brasil no início da tarde de segunda-feira, 13.2, acompanhado de sua mulher, a senadora peronista Hilda González De Duhalde. No desembarque no Aeroporto de Cumbica, foi recebido pelo diretor do CBEAL (Centro Brasileiro de Estudos da América Latina), Eliézer Rizzo de Oliveira.
Ainda na segunda, às 16h00, Duhalde gravou um Roda Viva, na TV Cultura, que possivelmente será exibido nesta segunda, 20 de fevereiro. Questionado por uma banca de jornalistas sobre o futuro do Mercosul, ele minimizou os conflitos entre Brasil e Argentina e se mostrou otimista: “Nosso projeto de integração não é apenas econômico, mas político, social, cultural, financeiro… É indispensável que nos integremos, pois o mundo caminha no sentido de alguns blocos regionais atuarem como agentes globais no lugar das nações”.
No mesmo dia, às 19h30 o casal Duhalde foi recebido pelo governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes.
O casal Duhalde veio ao Memorial participar do projeto Presidentes da América Latina, na terça-feira, 13.2, às 16h30, no auditório do Parlatino, assim como havia feito o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 7.2. Na ocasião, ele foi "sabatinado" por uma banca de debatedores.
Na mesma terça-feira, às 20h00, após a palestra no Memorial, Duhalde teve audiência com José Serra, na Prefeitura.
E fechando sua passagem de 3 dias por São Paulo, esteve com Fernando Henrique Cardoso, na sede do iFHC, no Vale do Anhangabaú. O casal Duhalde embarca de volta a Buenos Aires às 22h00 da quarta-feira, 15 de fevereiro.