/governosp
Coletiva no Memorial reúne 20 artistas que trabalham a pintura com diferentes linguagens
"Pintura Contemporânea ou Ut pictura diversitas" é o título da exposição coletiva que abriu ao público na quinta, 17 de agosto, na Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina. A mostra, que procura traçar um panorama da pintura contemporânea, reúne artistas novos e outros já consagrados, evidenciando a diversidade de linguagens e conceitos que pode ser aplicada à pintura – a expressão em latim pode ser traduzida por “a diversidade da pintura”.
Participam da mostra 20 artistas contemporâneos, quase todos nascidos ou que trabalham em São Paulo. Ana Calzavara, Bartolomeu Gelpi, José Roberto Aguilar, Paulo Whitaker, Tuneu, Henrique Oliveira, Claudio Mubarac, Hélio Cabral, Manoel Veiga, Gil Vicente, Paulo Pasta, Rodrigo Cunha, Diego Belda, Daniel Melim, Sergio Nitculitcheff, Ulisses Bôscolo, Caio Fernandes, Beto Viana, Alexandre Inácio Alves e Eurico Lopes são os artistas escolhidos pelo curador, o artista visual Saulo di Tarso.
As obras formam um conjunto expositivo não-linear nem separado por movimentos como ocorre tradicionalmente. É um gesto de aproximação dos interesses de um grupo de artistas que se manifestam por meio da pintura em gerações distintas.
Dentro da exposição, no dia 30 de agosto, às 19h30, haverá um debate sobre a criação da Bienal de Pintura Latino-Americana e sua realização pelo Memorial da América Latina. Participam do debate artistas plásticos, curadores e o presidente do Memorial da América Latina, Fernando Leça. Assim como para a exposição, a entrada para o debate é franca.
A expressão ut picturas diversitas foi cunhada a partir de uma máxima horaciana utilizada por Hegel – ut picturas poesis (a pintura é como a poesia) –, aqui firmando a pintura como diversidade e não mais somente como poesia. Esta diversidade, que inclui abstração, realismo, transfiguração, geometria, grafite e outras expressões, fica em cartaz até o dia 9 de setembro no Memorial da América Latina.
Foto 1: Visitante observa o quadro de Rodrigo Cunha
Foto 2: Pintura de Paulo Withaker
Foto 3: Beto Viana em frente da sua obra.
Fotos: Gabriela Mainardi.
Serviço:
Pintura Contemporânea ou ut pictura diversitas
De 16 de agosto a 9 de setembro
De terça a domingo, das 9h às 18h
Fundação Memorial da América Latina
Galeria Marta Traba
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô Barra Funda) – Portões 1 e 6
Telefone: (11) 3823-4600
Entrada franca