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Interação entre artistas é o mote da exposição, segundo curador
Exposição Par Avion oferece oficinas de arte gratuitas
O Memorial inaugurou, no dia 28 de outubro, a exposição PAR AVION – Exercícios de Epistolografia. Com curadoria de Nicholas Petrus e Fernanda Proença, a mostra fica em cartaz até o dia 27 de novembro. Composta de três núcleos: Arte Contemporânea, Manuscritos e Arte Postal, a exposição reúne um total de 38 artistas da Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, México, Peru e Uruguai.
O tema epistolográfico e sua presença e influência nos meios artísticos é comumente relacionado à Arte Postal (Mail Art). Na atualidade, o próprio ato postal atinge novos conteúdos com as novas possibilidades técnicas, porém é a apropriação de elementos relacionados ao universo da transferência de mensagens – postais, cartas, selos, memória, intimidade etc. – da arte de escrever cartas, que motivam a seleção dos artistas e obras de PAR AVION.
A curadoria convidou 14 artistas contemporâneos que por distintos caminhos acabam por encontrar em algum momento de seus percursos a necessidade de revelar uma intimidade, de organizar a memória e de cultivar a existência do outro. Trabalhos em fotografia, vídeos, desenhos, de alguma maneira manifestam esse momento particular da construção da mensagem, da desconstrução da mensagem, da necessidade de comunicação da obra, da obra em sua silenciosa intimidade reveladora.
A Arte Postal é apresentada como coleção em uma seleção de acervos pessoais de artistas. Foram convidados dois colecionadores/produtores deste praticamente infinito intercâmbio artístico internacional. Nas coleções de Arte Postal, se encontram obras de Clemente Padin e Paulo Brusky e nos artistas contemporâneos obras de Leonilson, Mônica Barth, Tiago Judas e Autumn Sonnichsen.
O artista é flagrado no ato epistolográfico. Esse momento intenso e livre, de concentração no discurso ao indivíduo, de solidão, do instante em que as idéias transformam-se em códigos, está representado também pela coleta de manuscritos originais. Cartas da escritora Cecília Meireles, manuscritos de Lasar Segall, o discurso da última carta de Ernesto “Che” Guevara, Mário de Andrade escreve à sua amiga Anita Malfatti, Guilherme de Almeida (em áudio original), recita o poema “Carta à minha noiva”.
Sobre a Mail Art
A Mail Art é uma área escorregadia, com temas internos muito diferentes, como por exemplo, a arte de Jerry Dreva (EUA) que em 1975 realizava uma arte postal pornográfica ou ilegal, ou ainda nas palavras de Stewart Home: “Na medida em que a rede cresceu, vários subgêneros se desenvolveram dentro dela. No entanto, ela [a Mail Art] nunca chegou a criar um estilo próprio.”
A disseminação de novos meios de comunicação modificou a forma da correspondência e envio de mensagens, criando uma forma híbrida, com a alta tecnologia de transferências instantâneas coexistindo com as formas mais arcaicas. Neste contexto híbrido, artistas voltam a antigas técnicas enquanto outros se apropriam das novas, ampliando o horizonte das possibilidades criativas “postais”.
PAR AVION – Exercícios de Epistolografia
Período da exposição: de 29 de outubro a 27 de novembro
(de terça a domingo, das 9h às 18h)
Entrada franca
Memorial da América Latina / Galeria Marta Traba
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
1a. e 2a. fotos: Fábio Pagan