/governosp
Picasso, sem camisa, bailando o huayno ( antiga dança típica do Peru) sob o olhar atônito de Matisse. A cena real seria improvável, mas na imaginação criadora de Herman Braun-Vega, não. A obra (acrílico sobre tela,200x200cm), de 2005, é um dos destaques da primeira exposição individual que o peruano radicado na França desde 1968 traz ao Brasil. Seus quadros mergulham na história da arte do século XX, desnuda influências recíprocas e brinca com os principais pintores da vanguarda européia.
Há mais de duas décadas, uma criação de Braun -Vega fez sucesso no Brasil: Lição de Anatomia (La Leçon…à la campagne, acrílico sobre tela, 195x300cm, de 1984, um comentário sobre Rembrandt), que participou da 18ª Bienal em 1985. O quadro não ficou no espaço da Grande Tela, “ mas foi justamente fora dela" – lembra a crítica de arte Leonor Amarante -, "que a pintura obteve sucesso de público com as obras de Braun-Vega” .
A mostra ora no Memorial é constituída de 29 quadros que dialogam com importantes obras da história da arte. Elas seguem em cartaz e que podem ser vistas, gratuitamente, até 5 de dezembro. De volta ao Brasil desde que aqui esteve, há 25 anos, o artista peruano de 77 anos, nascido em Lima, conta, a propósito da tela em que reúne Pablo Picasso e Matisse, que o conteúdo narrativo da obra “ é uma reflexão sobre a amizade e a competição fraternal desses dois grandes mestres ao longo de suas vidas” .
Para conhecer as obras que virão a São Paulo, acesse o catálogo virtual em
http://issuu.com/hbv2010/docs/herman_braun-vega____catalogue_sao_paulo
EXPO PERU 2010
A mostra de Braun-Vega resulta de uma parceria entre a Fundação Memorial da América Latina e a Embaixada do Peru no Brasil. Ela fez parte da Expo Peru, uma semana de eventos artísticos, culturais, turísticos e econômicos, que o governo peruano promoveu no Memorial, entre 4 e 7 de novembro.
Por Daniel Pereira
Serviço:
Exposição
Herman Braun-Vega
Período: 05 de novembro a 03 de janeiro
Horário: terça a domingo, das 9 às 18h
Local: Galeria Marta Traba/ Fundação Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
portões 1, 5 e 6.
Estacionamento (pago): portão 8.
Informações: 3823.4708
ENTRADA FRANCA