/governosp
O Memorial e o Projeto Portinari realizarão na segunda, dia 6 de fevereiro, um evento para convidados para marcar a inauguração de Guerra e Paz, de Portinari em São Paulo. A data escolhida carrega expressivo simbolismo: aniversário de 50 anos da morte do pintor. A abertura ao público será em 7 de fevereiro, às 9h, com entrada franca, e fica até 21 de abril.
A pedido do Governo Brasileiro, a ONU confiou a guarda dos monumentais Guerra e Paz ao Projeto Portinari, de 2010 a 2013. O retorno dos painéis ao Brasil, depois de mais de 50 anos, foi inicialmente comemorado com a exposição no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em dezembro de 2010, que atraiu mais de 44 mil pessoas em 12 dias. Em seguida, os painéis foram restaurados durante 4 meses, e agora chegam a São Paulo para uma exposição histórica, sem precedentes, em première mundial. Por meio de pinturas, desenhos, filmes e documentos, a mostra Guerra e Paz, de Portinari é um mergulho na vida e na obra do pintor brasileiro.
O evento conta com as participações especiais de Milton Nascimento e Hamilton de Holanda, que compuseram músicas inspiradas na obra máxima de Portinari. Os bailarinos Ana Botafogo e Alex Neoral apresentam coreografia do americano David Parsons, inspirada na dor da pietá, figura ícone representada por Portinari no painel Guerra”, e na história de vida do pintor, ao som de Adágio para Cordas, de Samuel Barber. A noite conta ainda com a participação especial da atriz Beatriz Segall, e de uma Orquestra de Câmara especialmente composta para o evento, sob a regência do Maestro Elias Moreira.
Serviço:
Evento de Inauguração da exposição Guerra e Paz, de Portinari
Auditório Simón Bolivar – Portão 15 (pedestres) e portão 13 (carros)
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo
Data: 6 de fevereiro de 2012
Horário: 20h
Entrada mediante convite.
Leia matéira sobre Portinari na revista Nossa América http://memorial.org.br/revistaNossaAmerica/44/revista44-port.pdf