/governosp
Um dia depois de fechar as comemorações do aniversário de 18 anos do programa Metrópolis, da Rede Cultura, o Funk Como Le Gusta se apresentou no Memorial da América Latina. O show do dia 14 de abril fez parte do projeto Conexão Latina, do qual participou o Havana Brasil há duas semanas. Nos próximos dias 21 e 27 serão as vezes do Clube do Balanço e da Banda Mantiqueira.
O projeto Conexão Latina tem como conceito reunir big bands que valorizam os metais, o balanço, a dança e que, de alguma forma, dialogam com ritmos tipicamente latino-americanos. É o caso do Funk como Le Gusta – ou FCLG -, que tempera tudo isso com funk, samba-soul….
Apesar de ter sido em plena Sexta-Feira da Paixão, todos os 876 lugares do Auditório Simón Bolívar estavam tomados. Alguns turistas de outros estados aproveitaram para conhecer o Memorial e a banda. A FCLG, assim como as outras bandas, por meio de sua performance, linguagem, ritmo, formação instrumental, repertório e interpretação, pôde mostrar seu caldeirão de influências e estabeleceu um elo musical com os outros países da América Latina.
Na noite da Sexta-Feira Santa, após ouvir a primeira música, que serviu de aquecimento, parte do público não se conteve e abandonou seu lugar numerado para ir até a boca do palco, onde se improvisou um animada pista de dança. O pessoal do Funk gostou e aproveitou para fazer uma pesquisa rápida:
– “Quem aqui está assistindo um show do FCLG pela primeira vez? Perguntou o guitarrista e cantor Émerson.
Cerca de metade da galera levantou a mão. Os músicos ficaram felizes, afinal não é toda hora que se tem a oportunidade de conquistar um público novo. E não deixaram por menos. Quando o trompetista Reginaldo iniciou 16 toneladas, hit do grupo, quase a casa toda já tinha caído na farra.
O ponto alto da interação público/banda se deu quando as luzes foram apagadas e os músicos acoplaram na cabeça lanternas, dessas usadas na exploração de cavernas. Em seguida, eles deixaram o palco e, cercados pelo povão, improvisaram nos metais e nas cordas, formando uma espécie de samba-de-roda moderninho. E todos puderam dançar “como le gusta”.
Clique aqui para saber como foi a apresentação do Havana Brasil
Próximos shows:
21/4 – Clube do Balanço
Uma das bandas de samba-rock mais importantes do gênero. O samba-rock foi criado por Jorge Benjor e pelo Trio Mocotó nos anos 60, porém, com muita inventividade, o caldo musical do clube mostra que ainda há muito que ser explorado nesse terreno.
27/4 – Banda Mantiqueira
Uma das bandas instrumentais mais importantes da América Latina. Com grande influência do jazz e dos ritmos latinos, os arranjos do mestre Proveta traduzem através de seus quatorze músicos o clássico repertório brasileiro de samba e choro para a linguagem dos metais.
Serviço:
Sexta-feira, 14 de abril
Horário: às 21h00
Auditório Simón Bolívar – Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Telefone para informações: 3823.4600
Entrada: R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudantes e idosos).Venda de ingressos no local (quinta e sexta-feira), no site www.bilheteria.com , ou pelo telefone 3038.6698.
Capacidade: 876 lugares.
Entrada pelos portões 12 e 16.