/governosp
A série Música do Meio-Dia apresenta o Quarteto Abaporu, dia 08.05, às 12h, no Memorial. O Quarteto foi formado em 2005 com o objetivo de executar obras que abranjam diferentes períodos da música erudita e também contribuir para a divulgação da música contemporânea brasileira. Este ano o grupo participa da Série de Concertos do SESI junto a Artinvest.
O Quarteto Abaporu é formado por Rodrigo Vasquez (violino), João Piero (viola), Eurico Matias (violoncelo) e Alfredo Abatti (piano).
O pianista Alfredo Abatti iniciou seus estudos aos sete anos de idade. De intensa atividade musical, participou de masterclasses com Richard Bishop, Menahem Presler, Arnaldo Cohen, Caoi Pagano, Gilberto Tinetti, entre outros. Foi selecionado como bolsista do 36º Festival Internacional de Inverno em Campos do Jordão. Em 2006, foi solista da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo sob regência do Luiz Amato, no mesmo ano participou do programa "Prelúdio" da TV Cultura sob regência do maestro Julio Medaglia. Em 2005, atuou como solista da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, regida pelo maestro Marcos Sadao Shirakawa e sob a direção de Mônica Giardini em 2002, 2003 e 2005. No ano de 2002, apresentou-se como solista convidado na Orquestra Filarmonia regida pelo Maestro Paulo Maron. Executando o Concerto n.2 de Schostakovich. Atualmente é aluno do curso de piano da Universidade Estadual Paulista (UNESP), sendo orientado pela professora Ana Claudia Agazzi.
O violinista Rodrigo Vasques iniciou seus estudos musicais aos cinco anos de idade. Participou de diversos festivais, tendo sido spalla da orquestra do Festival de Juiz de Fora e solista no Festival de Prados. Formou-se com nota máxima na classe da Profª. Cecília Guida em 2006 pela Faculdade Mozarteum. Atualmente, integra a OCAM – Orquestra de Câmara da USP.
João de Pierro Jr. iniciou seus estudos musicais aos 12 anos de idade e graduou-se como violista na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Participou de diversos festivais brasileiros em cidades como Juiz de Fora, Curitiba e Campos do Jordão. No Festival de Campos de Jordão, foi regido por Kurt Masur e integrou a premiada Orquestra Acadêmica, gravando dois CDs, distribuídos no Brasil e no exterior. Em maio de 2006, solou a Brasiliana de Edino Krieger com a Camerata Faam, como parte de sua graduação pela Uni Fiam-Faam. Atualmente, faz parte da OCAM – Orquestra de Câmara da USP, Orquestra Conceito Barroco.
Natural de Porto Alegre, o violoncelista Eurico Ferreira Mathias participou de diversas orquestras e grupos de câmara. Em 2005, já em São Paulo, foi aluno do musicista Fábio Presgrave, que o convidou para participar do Octeto Cello Ensemble. Atualmente, é aluno do Prof. Johannes Gramsch. Eurico integra, a Orquestra Experimental de Repertório e a OCAM – Orquestra de Câmara da USP.
Serviço:
Local: Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar
Data: 08.05, terça-feira às 12h
Entrada franca