/governosp
Seminário “Hip-Hop Memória e Patrimônio” pensará passado e futuro nos 40 anos do movimento no Brasil, encontro será sediado no Memorial da América Latina
Hip-Hoppers, ativistas, intelectuais e acadêmicos em parceria com o mandato da Deputada Leci Brandão, se reunirão no dia 29 de junho para a realização do Seminário “Hip-Hop Memória e Patrimônio”, com objetivo de realizar uma análise sobre as principais contribuições do Hip-Hop nesses 40 anos de atuação no Brasil. O encontro promovido com parceria do Memorial da América Latina que irá sediar o Seminário em apoio com a Coordenadoria de Hip-Hop da Prefeitura de São Paulo, se propõe ainda em pensar o futuro e o fomento da cultura Hip-Hop no país.
“Patrimônio Cultural e Ancestralidade” e “Arte Contemporânea aos Desafios Atuais” são os temas que serão debatidos no Seminário, a ação está “junta e misturada” com outras iniciativas e desdobramentos de âmbito nacional e estadual, como a Lei Nº 17.896/2024 de autoria da Deputada Leci Brandão que reconhece o Hip-Hop como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de São Paulo, e o decreto nacional nº 11.784/2023 instituído pela Presidência da República.
As mesas de debates contarão com a participação de representantes da cultura Hip-Hop como Jaqueline Santos (UNICAMP), Dr. Big Richard (UFSB), B.Girl Cris Dias (FFLCH-USP), Rúbia RPW (SMC-SP), Toni C. (LiteraRUA), Daniela Vieira (UNICAMP), Renan Inquérito, B.Girl Kika Souza (UNICAMP), Thais Araújo (UNESP), Kall do Vale (Pesquisador), Cris Moscou e Markão II (DMN e Realidade Cruel), Beto Teoria (Mandato Leci Brandão), entre outras lideranças.
Haverá ainda intervenções artísticas do grafiteiro Bonga Mac que ficarão expostas no espaço onde será realizado o Seminário e também no Hall do Auditório, onde acontecerão as intervenções artísticas musicais do evento.
Também integrarão o Seminário a Editora LiteraRUA, que fará um workshop sobre as principais características da Literatura Periférica e a LabArt que vai expor trabalhos que podem ser realizados como instrumentos na geração de trabalho e renda junto a economia criativa do Hip-Hop.
No encerramento do evento haverá apresentação de Batalha de MC’s com Mamutti MC e o CPBMC e Rap Pocket Shows com Sharylaine e Rappin’ Hood.
Memorial da América Latina
Anexo dos Congressistas e Auditório Simón Bolívar
Data: 29/06
Horário: 10h às 18h
As vagas para o Seminário são gratuitas e limitadas. A inscrição deve ser realizada no link: Seminário Hip Hop “Memória e Patrimônio”