/governosp
O Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) anuncia no dia 17 de abril, segunda-feira, às 19 horas, no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, as nove administrações municipais vencedoras do Prêmio Prefeito Empreendedor Mario Covas – edição paulista.
Comporão a mesa o governador Cláudio Lembo, o ex-governador Geraldo Alckmin, o prefeito Gilberto Kassab, o presidentes da Fiesp Paulo Skaf, o ministro Luiz Fernando Furlan e o presidente do Memorial,.Fernando Leça, entre outras autoridades.
Haverá uma homenagem ao ex-governador Mário Covas, que dá nome ao prêmio em São Paulo. Instituído em 2001, o Prêmio Prefeito Empreendedor – Mario Covas incentiva e estimula ações de empreendedorismo em prefeituras que buscam o desenvolvimento econômico por meio de investimentos nos pequenos negócios.
Em São Paulo, 145 prefeituras se inscreveram no prêmio. Setenta e cinco delas receberão o selo e disputam a finalíssima estadual. As experiências em favor do empreendedorismo dessas 75 cidades estão retratadas na publicação "Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Mario Covas 2005", que será lançada também no dia 17, na cerimônia de premiação.
O prêmio tem duas categorias: municípios com mais de 200 mil habitantes e cidades com menos de 200 mil habitantes, além dos destaques temáticos, como tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas pelas leis municipais, planejamento municipal para o desenvolvimento e promoção do turismo de excelência. Serão premiados os três primeiros colocados em cada categoria demográfica e um município para cada um dos destaques.
Para participar do prêmio, as prefeituras inscreveram até dez ações empreendidas no município com declarações de três entidades ou instituições, como associações e sindicatos empresariais, conselhos de classe ou profissionais, universidades ou outra entidade local de destaque, que avaliassem o compromisso ético da administração local com a sociedade, o patrimônio público e o meio ambiente.
Na etapa nacional serão premiados os primeiros colocados de cada uma das cinco regiões brasileiras. Aos ganhadores da etapa nacional serão oferecidas viagens técnicas a município de outros países, que tenham ações exemplares de apoio ao empreendedorismo.