/governosp
São Paulo ganha um novo espaço para eventos, congressos, convenções e atividades artístico-culturais. Trata-se do Centro de Convenções do Memorial da América Latina, estruturado no prédio do antigo Parlamento Latino-americano. O Conselho Curador do Memorial, reunido em 19 de junho, aprovou o projeto. Fazem parte do Conselho Curador, entre outros, os Secretários Estaduais de Relações Institucionais, de Ensino Superior, de Desenvolvimento e de Cultura, além do presidente da Fapesp e dos reitores da USP, Unicamp e Unesp.
Leia matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo
sobre o assunto, em 19 de junho de 2008.
Faz parte do Centro de Convenções do Memorial um dos mais belos auditórios concebidos por Oscar Niemeyer para 546 pessoas. Sua cúpula côncava sustenta pequenas partículas prateadas que quebram a luz criando uma atmosfera especial. Niemeyer usou a mesma solução no anfiteatro da famosa sede do Partido Comunista Francês, em Paris.
No quarto andar do edifício já está funcionando a sede da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. As instalações estavam vazias desde que o Parlatino foi transferido para o Panamá, na América Central, no final do ano passado. A novidade foi anunciada aos membros do Conselho Municipal de Turismo, durante a CLXII sessão ordinária do COMTUR, realizada recentemente no próprio Centro de Convenções.
Já na entrada, as pessoas podem circular pelo sofisticado foyer do Centro de Convenções em meio a obras de arte como as pinturas do equatoriano Oswaldo Gayasamín e do brasileiro Vallandro Keating e um exclusivo desenho de Niemeyer. No terceiro andar há mais 4 salas que podem ser usadas em conexão com o evento principal. A maior delas é um mini-auditório que comporta 180 pessoas sentadas e a menor, 32.
O segmento Turismo movimenta cerca de US$ 4 trilhões por ano no mundo. Conforme foi discutido na reunião do COMTUR, a cidade de São Paulo é considerada a capital latino-americana de negócios, eventos e entretenimento. Relatório de 2006 da International Convention and Congress Association (ICCA) informa que o Brasil tornou-se o 7º maior destino de congressos e convenções internacionais do mundo. Segundo o ICCA, São Paulo recebe mais eventos internacionais do que Nova York ou Miami. Há, portanto, uma enorme potencial para um Centro de Convenções estruturado como o do Memorial.
Os representantes do “trade turístico” presentes na reunião do COMTUR saudaram a boa nova e foram receptivos à informação de que estão sendo licitados modernos equipamentos e contratados serviços especializados para os diversos tipos de convenções etc. É mais um equipamento com o qual a empresa de capital aberto São Paulo Turismo – da qual o município de São Paulo tem 77% – pode contar. A SPTURIS administra o Parque do Anhembi e o Autódromo de Interlagos.
Além da SPTURIS, fazem parte do COMTUR, entidades como a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), de Empresas de Eventos (ABEOC), de Locadoras de Automóveis (ABLA), de Centro de Convenções e Feiras (ABRACCEF), de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Associação Comercial de São Paulo, entre várias outras ligadas ao setor que no Brasil soma 2,9 milhões de empregos direto e indiretos.
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080619/not_imp192151,0.php
Fotos:
primeira página: o Centro de Convenções ao lado do Pavilhão da Criatividade
1: fachada do Centro de Convenções do Memorial
2: detalhe do teto
3: Foto do interior do auditório
4: Pintura "Madre y hijo", de Oswaldo Guayasamín
Fotos de Fábio Pagan