/governosp
Exposição de fotos, documentos e publicações da autoria de Franco Montoro
Artigos e Depoimentos sobre Franco Montoro
Democrático, intelectualizado, descentralizador, sintonizado com as necessidades populares, cosmopolita, comunicador, antecipador de tendências, persistente, generoso. Na abertura do seminário O Legado de Franco Montoro, que está ocorrendo nesta tarde no Memorial da América Latina, foram destacadas algumas das qualidades do ex-governador que se transformou na grande liderança da sua geração e inspiração para os homens públicos de hoje e amanhã.
O evento, que inclui exposição biográfica e projeção de documentário, reúne familiares, amigos e personalidades do mundo político. O governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab também participam. Ao abrir o evento, Fernando Leça, presidente do Memorial, pediu um minuto de silêncio em homenagem a Montoro, no exato dia, 16 de julho, que completa 8 anos de sua morte.
A primeira mesa teve início às 14:00h, coordenada por José Aristodemo Pinotti, e contou com o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, Eduardo Muylaert e Rubens Barbosa. Eles discutiram temas como a liderança política, a prática docente e o latente latino-americanismo do homenageado.
Após a exibição de documentário feito por um dos netos de Montoro, Fernando Henrique tomou a palavra para expressar sua saudade da figura humana do ex-governador. Segundo FHC, Montoro filia-se à linha política de grandes homens públicos do passado, que aliavam à prática política uma intensa vida intelectual, como José Bonifácio e Joaquim Nabuco.
Para FHC, Montoro foi a referência em toda a sua trajetória política. Fernando Henrique destacou a teimosia de Montoro como a grande responsável pela campanha das Diretas-Já, em 1984. “Ele dizia, ninguém mora no país, todo mundo mora no município” e a partir daí criou projetos interessantes, como os sacolões e a horta comunitária. “Montoro era adepto das utopias viáveis, para ele a política não era a arte do possível, mas sim a arte de tornar possível o necessário. Quem é grande deixa semente”, concluiu FHC.
O senador chileno Andrés Zaldívar Larrain, destacada figura no processo de
redemocratização daquele país, coordena a segunda mesa, que aborda
temas como o plano de governo, a filosofia descentralizadora e as ações de
governo de André Franco Montoro. Marcos Giannetti da Fonseca, José Augusto
Guilhon de Albuquerque e o governador José Serra farão a discussão.
Foto da primeira página: Fernando Henrique ao lado de Vaz de Lima, presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, durante o minuto de silêncio em homenagem a Montoro.