/governosp
O escritor e jornalista Ruy Castro vem ao Memorial para falar de Carmen Miranda, sua mais recente biografada, que é tema de exposição a ser inaugurada na Galeria Marta Traba, também no Memorial, no dia 8. A palestra, gratuita, acontece no dia 10, às 19h30, na Biblioteca Latino-americana Victor Civita.
O autor de “Carmen” – que escreveu também “Estrela Solitária”, sobre Garrincha, e “O Anjo Pornográfico”, sobre Nelson Rodrigues, fala ao público como foi o processo de pesquisas e entrevistas para escrever o livro, que já se tornou um best-seller.
Durante a pesquisa, Castro viajou à aldeia onde a Pequena Notável nasceu, em Portugal. O livro acompanha a vida da brasileira mais famosa do século XX desde o seu nascimento, em 1909, passando pela vinda ao Rio de Janeiro, com dez meses de idade, à consagração brasileira e internacional de Carmen Miranda.
Para falar do mito, o escritor percorre cenários do Rio dos anos 20 e 30, e da Nova York e da Hollywood dos anos 40 e 50, nos levando a um passeio pela primeira metade do século passado, até a morte de Carmen, em Beverly Hills, aos 46 anos, vítima da carreira meteórica e dos muitos soníferos e estimulantes que massacraram seu organismo em pouco tempo.
A palestra faz parte da programação em torno da exposição Carmen Miranda Para Sempre, que fica em cartaz até o dia 16 de abril, e reúne 700 itens de acervos da família, de colecionadores e do Museu Carmen Miranda. No dia 24, o Memorial traz um show de Maria Alcina também em homenagem a Carmen.
Serviço:
Bate-papo sobre Carmen Miranda com Ruy Castro
Sexta-feira, 10 de março, às 19h30
Memorial da América Latina – Biblioteca Latino-americana Victor Civita
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Portões 4 e 5
Entrada gratuita