O reitor da Universidade de Algarve (Portugal) e presidente da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (ULP), João Guerreiro, visitou o Memorial, acompanhado de Cristina Sarmento, professora da Universidade Nova de Lisboa e secretária-geral da ULP.
Eles foram recebidos pelo presidente do Memorial, Fernando Leça, Adolpho Melfi, diretor do CBEAL (Centro Brasileiro de Estudos da América Latina), José Goldemberg, catedrático da Cátedra Memorial da América Latina e André Melo, gerente de relações com o mercado.
Os portugueses vieram ao Brasil para acertar o próximo encontro da associação, que acontecerá em Brasília, e passaram por São Paulo, onde aproveitaram para conhecer lugares importantes como o Museu da Língua Portuguesa e o próprio Memorial da América Latina.
Após conversarem sobre assuntos diversos na sala do presidente, Guerreiro e Sarmento seguiram para o Pavilhão da Criatividade, onde puderam conhecer um pouco da cultura popular brasileira e também de outros países da América Latina. Por coincidência, o Pavilhão abriga uma mostra temporária de artesanato de Moçambique, país africano que, como o Brasil, teve colonização portuguesa.
Ao afinal da visita, Guerreiro assinou o Livro de Ouro do Memorial na Lojiinha do Pavilhão, espaço onde está à venda objetos de arte popular do Brasil, América Latina e África.
Fotos: Na primeira página, o reitor Guerreiro deixa uma mensagem para o Memorial.
Nesta página, o professor Melfi, diretor do Centro de Estudos da América Latina, cumprimenta o reitor português, observado pela professora Sarmento.
Crédito: Paloma Varón