/governosp
Na semana que marca o início da contagem regressiva de um ano para Paris e também da estreia do Breaking como modalidade olímpica, São Paulo receberá o Red Bull BC One, maior competição individual de Breaking do planeta, que está com venda dos ingressos abertas por meio do link www.redbull.com/bconebr. O evento já tem a presença confirmada de grandes nomes internacionais e nacionais, como os B-Boys Neguin, Leony e Pelezinho (Brasil), Lee-Lou Demierre (Holanda), Junior (França) e a B-Girl Kastet (Rússia), além das fotógrafas Martha Cooper (Estados Unidos) e Nika Kramer (Alemanha).
Ainda em seu terceiro ano, o Red Bull BC One reuniu 16 B-Boys para batalhas épicas no Memorial da América Latina (Crédito: JR/Red Bull Content Pool)
Entre os dias 20 e 22 de julho, o evento acontecerá no Memorial da América Latina, icônico espaço cultural para a capital paulista – que também foi a sede da etapa mundial do Red Bull BC One em 2006. Agora, 17 anos depois, o campeonato volta para o local que é conhecido por valorizar a integração social, cultural e política dos países de língua latina e caribenha e por receber importantes eventos de música, teatro, artes e dança.
Em 2006, Memorial da América Latina foi o palco da final mundial do Red Bull BC One.
Com uma programação completa, o Red Bull BC One Camp promove uma imersão ao mundo do breaking por meio de workshops, apresentações, oficinas de danças e batalhas de exibição. Além disso, ainda acontece a última qualificatória regional do campeonato, chamada de Cypher São Paulo; Cypher Latam, etapa para os países da América Latina que não tiveram seletivas regionais da competição e, para encerrar a programação, a Final Nacional, etapa decisiva que define quem serão os brasileiros a representar o país no mundial, que acontece no dia 21 de outubro, em Paris, na quadra de Roland-Garros, popularmente conhecida pelos torneios mundiais de tênis.
Red Bull BC One Camp
Em paralelo às competições, durante os três dias de evento, acontece o Red Bull BC One Camp, com workshops ministrados por relevantes nomes do Breaking internacional e batalhas ‘diferentonas’ como a Batalha do Chinelo, criada pelo B-Boy Pelezinho, na qual os competidores dançam de chinelo, e não podem deixá-los sair do pé; a Batalha Footwork, que desafia os dançarinos a fazerem os passos com as mãos, sustentando o peso do corpo; e a Batalha de Crashfest, disputa entre todos da roda de dança, com movimentos ‘loucos’ e explosivos, na qual o público decide o vencedor.
Para aqueles que desejarem conhecer mais da história e arte da cultura do breaking, a exposição Evolution of a Revolution, das artistas Martha Cooper e Nika Kramer, irá trazer registros memoráveis da trajetória das fotógrafas – que são as maiores referências da cena desde os anos 80 – e contar a história do Breaking com foco na participação e protagonismo feminino. Martha é uma das pioneiras a retratar o movimento e, ao lado de Nika, possuem um olhar único e feminino dentro de um contexto majoritariamente masculino. Por meio de seu trabalho colaborativo, a dupla conseguiu capturar a Evolução da Revolução do Breaking ao redor do mundo e trazer as B-Girls para o foco do movimento.
As B-Girls Livia Gadelha e Maia batalhando na final nacional do Red Bull BC One 2022 (Crédito: Little Shao / Red Bull Content Pool)
O B-Boy Leony e a B-Girl Maia foram os vencedores da edição de 2022 do BC One Brasil (Crédito: Tauana Sofia / Red Bull Content Pool)
SERVIÇO – Confira a programação completa do Red Bull BC One Camp:
Quinta-feira (20/07):
Local: Memorial da América Latina – Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01156-001
Entrada: Gratuita
Horário e programação: das 11h às 22h
11h às 19h – Red Bull BC One Cypher São Paulo: Qualificatória valendo 8 vagas para a Final Nacional da competição, 4 para B-Boys e 4 para B-Girls.
12h30 às 15h – Latam Prelims: De modo inédito, Brasil recebe a Cypher Latam, etapa que busca dar mais oportunidade para países da América Latina competirem no circuito Red Bull BC One.
16h às 17h – Lee Workshop: O B-Boy Lee-Lou Demierre, holandês que faz parte do Red Bull BC One All Stars, uma das maiores crews do mundo, irá ministrar um workshop com conceitos livres que ele mesmo criou e ensinar a trabalhar com a perspectiva externa.
18h às 19h – Footworkerz Workshop: Um workshop sobre conhecimento e conceito de Footwork (um dos estilos que compõem o Breaking) que vai ser ministrado por dois professores internacionais e especializados nessa modalidade , o Jey e o Poe One.
20h às 22h – Batalha do Chinelo: Uma batalha criada pelo B-Boy Pelezinho, referência nacional, para o evento IBE na Holanda, volta pela terceira vez para o Brasil. A dinâmica é simples: o breaker precisa batalhar sem deixar o chinelo voar do pé! As inscrições são feitas uma hora antes do evento no próprio local.
Sexta-feira (21/07):
Local: Memorial da América Latina – Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01156-001
Entrada: Gratuita
Horário e programação: das 13h às 22h
13h às 14h30 – Footworkers Prelims + Top 16: Criada pela página no Instagram @footworkerz, a Batalha Footworkers virá para o Brasil pela primeira vez esse ano e consiste em desafiar os dançarinos a fazerem os passos com as mãos, sustentando o peso do corpo.
No júri da batalha estão os experts Jey, Miwa e Poe One.
13h30 às 14h30 – Powermoves para B-Girls: Esse momento será um treinamento intensivo de físico e mental para B-Girls brasileiras. Com a ajuda da FabGirl e do B-Boy Foguete, as B-Girls irão aprender como desenvolver uma técnica sólida em “Powermove”. Além disso, a psicóloga Mariana Terribas irá guiar uma roda de conversa sobre saúde mental fará parte da preparação e sensibilização do treinamento.
15h30 às 16h30 – Junior Workshop: O francês B-Boy Junior, que começou sua jornada no Breaking desde 1994, desembarca no Brasil para trazer um workshop em musicalidade, qualidade de movimento, execução e em como abrir a cabeça dos dançarinos para desenvolverem a sua dança.
15h30 às 18h – Passinho tá em Casa: Uma batalha inédita que mistura os estilos de dança House com Passinho. A batalha é simples e feita em duplas: cada dupla é composta por 1 dançarino de House e 1 dançarino de Passinho. Primeiramente, a etapa eliminatória irá formar o TOP 8 com os finalistas e na decisão final os jurados Hugo Oliveira, Guiu e Celly terão que escolher uma dupla vencedora.
17h30 às 18h30 – Kastet Workshop: A russa B-Girl Kastet, que faz parte da crew Red Bull BC One All Star, começou a sua carreira no Breaking em 2010, quando tinha apenas 12 anos de idade. Em seu Workshop, ela irá focar em body movement e freestyle.
20h às 22h – Crashfest: Uma batalha criada pelo B-Boy Tawfiq que tem como objetivo fazer com que os dançarinos se joguem e façam os Power Moves mais explosivos e imprevisíveis possíveis. Um fato curioso é que essa batalha não terá jurados! Mas, ao final, Tawfiq vai selecionar 2 vencedores, considerando quem se jogou mais e fez os power moves mais explosivos e o outro considerando as questões técnicas e de qualidade de movimento.
Sábado (22/07):
Local: Memorial da América Latina – Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01156-001
Entrada: de R$20 a R$50
Link para a compra do Ingresso: www.redbull.com/bconebr
Horário e programação: das 14h às 22h
14h às 17h – Latam Cypher: Uma Cypher para os países da América Latina que não tiveram seletivas regionais da competição. Os 16 B-Boys e as 16 B-Girls irão se enfrentar por uma vaga em cada categoria (feminina e masculina) para representar a América Latina em Paris na Last Chance Cypher, final mundial do Red Bull BC One.
19h às 22h – Red Bull BC One – Final Nacional: Após passar por diversos estados do Brasil, os 16 B-Boys e as 16 B-Girls irão competir por uma vaga em cada categoria (feminina e masculina) na *Last Chance Cypher, final mundial do Red Bull BC One em Paris.
Conheça o Red Bull BC One:
O Red Bull BC One é a maior competição individual do mundo entre B-Boys e B-Girls. Criado em 2004, o evento de breaking é realizado em diversos países, onde a cada ano milhares de dançarinos competem em batalhas regionais, as chamadas Cyphers. Após essa primeira fase, os melhores B-Boys e B-Girls se enfrentam na final nacional do evento que, neste ano, ocorre em julho na cidade de São Paulo. Os vencedores dessa etapa (um de cada categoria) disputam a Last Chance Cypher, antes de garantirem uma vaga na final mundial, que acontece no dia 21 de outubro. A grande decisão funciona no formato mata-mata, no qual os participantes dançam em frente a um painel formado por cinco jurados e têm suas habilidades avaliadas. Vale tudo para impressionar: técnica, criatividade e simpatia. Quem for melhor em todos os requisitos e conquistar os juízes, vence.