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A Fundação Memorial da América Latina apresenta audição de canto e piano nesta quinta-feira, 26 de novembro, como parte da Série Villa-Lobos. O tenor Marco Mautav entoa famosas árias de Mozart, Gluck, Debussy, Brahms, entre outros, sendo acompahado ao piano por Daniel Gonçalves. Coordenada pelo maestro Paulo Maron, a Série Villa-Lobos programa semanalmente recitais eruditos para a Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar. Muitos dos músicos estão ligados ao NUO – Núcleo Universitário de Ópera ou à Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.A Entrada é gratuita.
Com essa série, o Departamento de Atividades Culturais (DAC), do Memorial, pretende contribuir para a formação de público para a música erudita e abrir um espaço para novos músicos se apresentarem, muitos deles estudantes ou recém-formados. A escolha do nome "Série Villa-Lobos" é mais uma homenagem ao grande mestre brasileiro – Heitor Villa-Lobos – cujo 50 anos da morte se completou no 17 de novembro passado. Como se sabe, Villa-Lobos é autor de extensa obra, incluindo um projeto educacional voltado para crianças. Como a série que modestamente leva o seu nome, Villa-Lobos tinha preocupações didáticas, que o levou a harmonizar e compilar temas populares brasileiros, o que ele chamou de "Guia prático".
Ópera – nova geração
O Núcleo Universitário de Ópera – NUO – surgiu em 2003 com a proposta de vir a ser uma companhia que reunisse estudantes de diversas escolas dedicados ao estudo do canto lírico, de instrumentos, de composição e regência. A iniciativa visava criar um espaço para recém-formados ou formandos, destinado a desenvolver um trabalho integrado de aprendizagem e mesmo um laboratório de projetos capaz de promover a necessária sinergia entre conceito e prática de tudo que se relacionasse à ópera.
Hoje o NUO é uma Companhia de Ópera independente, dedicada à formação de estudantes para o gênero. Congrega estudantes universitários recém formados ou em formação. São jovens dedicados ao estudo do canto lírico, de instrumentos ou de composição e regência, vindos de diferentes escolas e universidades. O NUO tornou-se um espaço de aprendizagem, no qual o trabalho por projetos favorece o desenvolvimento dos integrantes em todos os âmbitos relativos ao espetáculo operístico.
Desde seu primeiro trabalho, a versão completa em forma de concerto do musical “West Side Story”, de Leonard Bernstein, em 2003, até a montagem em 2009 de "O Falso Filho", de Joaquin Rodrigo, a iniciativa tem sido regular. Dentre os trabalhos produzidos pelo Núcleo em parceria com a Orquestra Filarmonia, destacam-se: “O Mikado” de W.S. Gilbert e Arthur Sullivan (2004); “Forrobodó”, de Francisco Bittencourt e Chiquinha Gonzaga (2004); “Os Piratas de Penzance”, de W.S. Gilbert e Arthur Sullivan (2005); "A Ópera dos Três Vinténs", de Kurt Weill e Bertolt Brecht (2006); "HMS Pinafore", de W.S. Gilbert e Arthur Sullivan (2006); “A Lua”, de Carl Orff (2007); “Patience”, de Gilbert e Sullivan (2007); “Moscou, Tcheryomushki”, de Dmitri Shostakovich e “Elhijo Finjido”, de Joaquin Rodrigo(2009). No próximo mês de dezembro o NUO produz “Utopia, Limitada” de Gilbert e Sullivan encerrando a programação do ano no Theatro São Pedro.
Coordenador da Série Villa-Lobos
Paulo Maron assina a produção, direção musical e direção geral de todos os projetos realizados pela Orquestra Filarmonia e Núcleo Universitário de Ópera, coordenando uma equipe composta por cerca de 40 cantores, 50 músicos e 20 profissionais técnicos e artísticos. Maestro e compositor natural de São Paulo, desde 1987 tem se dedicado a regência orquestral e a direção e produção de óperas. Entre 1988 e 2000 exerceu intensa atividade didática nas áreas de regência, história da música, composição e história da arte.
É autor do livro “Afinando os Ouvidos, um guia para quem quer ouvir melhor e saber mais sobre música clássica”, que se encontra na sua terceira edição. Criou a Orquestra Filarmonia em 1992, com a qual realiza primeiras audições no Brasil de obras dos mais renomados compositores. Como compositor teve e continua tendo suas obras executadas por grupos nacionais e internacionais.
Marco Mautav
De 2002 a 2005, Marco Mautay foi bolsista do Coral Jovem do Estado de São Paulos, sob as regências de José Ferraz de Toledo e posteriormente Naomi Munakata e Nibaldo Araneda. Em 2002, ingressa no Curso de Canto da Escola Municipal de Música, na qual está se formando. Teve aulas com Carlos Vial e desde 2004 recebe orientação de Caio Ferraz. É ator formado pelo Teatro Escola Macunaíma. Realizou os seguintes papéis: Fernando Gabeira em “Brasil: Ame-o ou Deixe-o” e papéis shakesperianos (Hamlet e Petrucchio). Também nesta escola, foi diretor musical do musical “Tribobó City” de Maria Clara Machado.
Integrante do NUO desde 2008, participou de montagens realizadas no Teatro São Pedro: “Tcheryomushki”, em julho de 2008; “ O Feiticeiro”, em dezembro de 2008; e “ O Falso Filho”, em junho de 2009. Na 27ª Oficina de Música de Curitiba (Janeiro de 2009) representou os papéis de Alladin, Alonso e Malandro Carioca, dentro do “Espetáculo Disney”, na Capela Santa Maria.
Participou dos VI (2007), VII (2008) e VIII(2009) Encontros de Cantores de Curitiba. Neste último fez os papéis de Arithmétique e La Rainette na fantasia lírica “L’enfant e les sortilèges”, de Ravel, sempre tendo aulas com Neyde Thomas. Foi um dos selecionados para o II Festival Lírico de Salvador, de 11 a 17 de outubro de 2009.
Seus próximos trabalhos ainda neste ano incluem “O Empresário de Mozart”, na qual representa o papel título, na Galeria Olido, em novembro, sob direção de Regina Helena Mesquita; ainda interpreta Blushington na opereta “Utopia Limitada”, de Gilbert e Sullivan, no Teatro São Pedro em dezembro.
Daniel Gonçalves
É bacharel em música pelo Instituto de Artes da Unesp, sob orientação de Anna Cláudia Agazzi e (desde 2002) Marisa Lacorte. Venceu diversos concursos nacionais de piano e de música de câmara, com destaque para os Concursos ArtiLivre, Jovens Instrumentistas Brasil Piracicaba, Música Brasileira em Tatuí e o I° Concurso Jovens Cameristas em Londrina, que rendeu uma turnê por diversas cidades no Paraná no fim de 2006.
Participou de master classes com pianistas renomados como Flávio Augusto, Daisy de Luca, Yara Bernette, Richard Bishop, Gilberto Tinetti, Diana Kacso, entre muitos outros. Foi um dos bolsistas selecionados para o 34º festival de inverno de Campos do Jordão, alem de ter participado de outros festivais de música no Brasil.
Foi pianista correpetidor oficial de diversos festivais de música e trabalhou no ano de 2009 como pianista da classe de regência no XI Festival Eleazar de Carvalho, em Fortaleza. Há 4 anos trabalha com o tenor Benito Maresca como correpetidor em suas aulas. Se apresenta com frequencia em séries como a do Mube, Theatro São Pedro, Memorial da América Latina, entre outros.
Programa
"Quando uma flor desabrocha" – Francisco Mignone
"Cantiga do Viúvo" – H. Villa-Lobos
"Mater dolorosa" – Alberto Nepomuceno
"Au bord de l’eau" – Gabriel Fauré
"Nuit d’étoiles" – Claude Debussy
"Les chemins de l’amour" – Francis Poulenc
"Wie Melodien zieht es" – Johannes Brahms
"Ständchen" – Franz Schubert
"O Del Mio Dolce Ardor" (da ópera Paride ed Elena) – C. W. Von Gluck
"Dies Bildnis ist bezaubernd schön" (da ópera Die Zauberflöte) – W. A. Mozart
"Un’aura amorosa" (da ópera Così Fan Tutte) – W. A. Mozart
"En fermant les yeux" (da ópera Manon) – Jules Massenet
Serviço:
Série Villa-Lobos: Canto & Piano
Marco Mautav & Daniel Gonçalves
Quinta-feira, 26 de novembro, 20h30
Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar (Portão 12)
Informações: 3823.4600
ENTRADA FRANCA
Fundação Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Estacionamento a R$ 10,00: portão 15