/governosp
Luis Bras e Tereza Yamashita na Biblioteca do Memorial
O Memorial da América Latina promove – neste sábado, 29 de abril, às 10h30 – o primeiro encontro de 2006 do projeto Sementeira. Os escritores convidados são Luiz Brás – “supernome” de Nelson de Oliveira – e Tereza Yamashita, ambos autores de Bia Olhos Azuis, livro indicado para leitores de 11 a 14 anos. Os dois vêm participar do projeto Sementeira, parceria entre o Centro Universitário Nove de Julho (Uninove) e o Memorial da América Latina.
O progama consiste na atualização e capacitação de professores de escolas públicas, que, por sua vez, passam a estimular a leitura entre seus alunos. Bimestralmente, um livro é escolhido para que os professores de Letras da Uninove debatam com os educadores das escolas públicas. No último sábado de cada mês, os alunos visitam o Memorial e, finalmente, conhecem e conversam com o autor da obra escolhida.
Tereza Yamashita nasceu em 1965, é designer gráfica e escritora. Luiz Bras nasceu em 1966, é escritor e mestre em Letras. Os dois são casados e vivem escrevendo livros a quatro mãos, como Dias Incríveis e Nosso gato desbotado (Callis Editora), além de Bia Olhos Azuis (Editora Alaúde). O Luiz e a Tereza criaram um blog: Achados & perdidos (http://achados.e.perdidos.zip.net). Nesse espaço eles colocam pequenos contos infantis ou juvenis, dicas de leitura e de lançamento de livros.
Para Luis Bras, participar de um projeto como o Sementeira – que conta com o apoio das editoras Cia. das Letrinhas, Alaúde e Cosac & Naif – não só “apóia os professores na luta contra o desinteresse geral pela literatura”, como “desmitifica o trabalho do escritor”, pois “encontrar os leitores é a experiência mais fascinante possível, depois que o livro foi publicado”. Já Tereza Yamashita “gostaria que existissem mais projetos como o Sementeira. Cada palavra, cada linha que une o escritor ao leitor, seja este professor ou aluno, é a porta para a imaginação, a fantasia e a criatividade.”
Bia Olhos Azuis
Você precisa conhecer a Bia e o Duda, irmãos gêmeos vivendo a plena adolescência. As novas emoções, o divórcio dos pais, a separação do irmão que vai se aventurar na cidade de São Paulo, a primeira paixão… Bia está passando por tudo isso. Só que ela vê esses problemas com outros olhos. Com os olhos de quem está no escuro, pois ela é cega. Ei, não faça essa cara, não! Não precisa ficar com dó. A Bia é cega mas enxerga muito bem: com as mãos, os ouvidos e o nariz. Logo você vai ver que, para os cegos, os demais sentidos podem revelar o mundo, se usados conjuntamente.
Ilustrações de Rogério Soud
Editora Alaúde
Saiba mais sobre o projeto Sementeira.
Serviço
Projeto Sementeira – Luiz Brás
Entrada Franca
Dia 29 de abril (sábado), às 10h30
BiBlioteca Latino-Americana Victor Civita
Fundação Memorial da América Latina
Av.Auro Soares de Moura Andrade, 664
Barra Funda – São Paulo
Acesso pelos portões 4 e 5