O Memorial da América Latina recebe em novembro a residência artística do projeto internacional Neo Norte 5.0, iniciativa criada pela artista chilena Tere Chad que chega ao Brasil em parceria com a instituição. As inscrições já estão abertas até dia 16 de setembro e até 40 participantes serão selecionados para integrar um processo coletivo de criação, que resultará em uma exposição inédita na Galeria Marta Traba.
A chamada é voltada a artistas e pesquisadores de diferentes áreas interessados em vivenciar uma experiência artística colaborativa e transformadora. O projeto propõe novas formas de pensar os fluxos culturais do sul global, com base em práticas sustentáveis, arte participativa e performance.
O Neo Norte 5.0 estará em cartaz no Memorial até janeiro de 2026, com uma programação que inclui exposição, oficinas comunitárias, performances, seminário e a própria residência artística. A curadoria é de Tere Chad, que consolida o projeto como uma plataforma de criação e encontro, unindo práticas de upcycling têxtil e processos coletivos.
Segundo a artista, a proposta busca promover uma inversão simbólica dos eixos culturais, estimulando diálogos entre territórios e repensando o patrimônio simbólico do hemisfério sul.
Link para a inscrição. Leia com atenção: RESIDÊNCIA NEO NORTE 5.0 – MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA