/governosp
A Fundação Memorial da América Latina apresenta a mesa-redonda “Ciência Política Global e Educação para o Não Matar”, com a participação de professores da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Estadual de Campinas. A coordenação acadêmica está a cargo dos professores Helena Singer e Murilo Jardelino. O encontro acontece na quarta, 29 de agosto, na Biblioteca Latino-americana Victor Civita, com entrada franca.
Serão tratados os seguintes temas: “Aspectos comunicativos do Não Matar e Linguística da Paz”, analisado pelo Prof. Dr. Francisco Cardoso Gomes de Matos (UFPE / Associação Brasil América-ABA, Recife), “Política Editorial e Direitos Humanos”, pela Dra. Maria José de Matos Luna” (Diretora da Editora Universitária da UFPE) e “Experiência do Não Matar e Educação Etnomatemática”, pelo Prof. Dr. Ubiratan D’Ambrosio (Unicamp/Uniban).
O conceito de Não Matar (Nonkilling) foi lançado pelo sociólogo americano Glenn Paige. Ele calcula que desde o surgimento do home sapiens sapiens, portanto ao longo da pré-história e até hoje apenas menos de 0,5% de homens mataram outros homens. E daí tira uma série de consequências que, no limite, poderiam levar a uma forma de organizar o mundo sem morte matada.
A ocasião também servirá para o lançamento em São Paulo do livro “Não matar é possível: por uma ciência política global”, de Glenn Paige, traduzido por Bárbara Canziani Kristensen e publicado pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco. O evento é gratuito e concederá atestados de presença.
Os debatedores:
Ubiratan D´Ambrosio
Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1955) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1963). É Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo/UNIBAN. É também Professor Credenciado dos Programas de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em Educação Faculdade de Educação/FE da Universidade de São Paulo/USP e em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas/IGCE da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Matemática, História e Filosofia das Ciências, Etnomatemática, Etnociência, Educação Matemática e Estudos Transdisciplinares
Francisco Cardoso Gomes de Matos
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1956) , graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1958) , mestrado em Letras pela University of Michigan – Ann Arbor (1960) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973) . Atualmente é Professor da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Lingüística , com ênfase em Lingüística Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Lingüística Aplicada, Ensino de Inglês, Princípios da Lingüística, Material didático.
Maria José de Matos Luna
Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1982) e Mestrado em Letras pela UFPE(1996); Doutorado, em regime de co-tutela, Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco(2007). Foi Coordenadora da área de Língua Portugesa, Coordenadora de Monitoria do Departamento de Letras da UFPE e Editora Executiva da Editora Universitária (2004-2009), foi Vice-presidente da Comissão de Direitos HUmanos D. Hélder Câmara da UFPE.Atualmente, é membro da Comissão Diretora do Departamento de Letras da UFPE, é Diretora da Editora da Universitária da UFPE e Presidente da Comissão de Direitos Humanos D. Helder Câmra da Universidade Federal de Pernambuco. É Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direitos HUmanos. Tem experiência na área de Língua Portuguesa nos níveis Fundamental e Médio e no Ensino Superior, com ênfase em Linguística, Letras e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, produção de texto/vestibular/ formação de professores/ Direitos Humanos e Cultura de Paz. Tem quatro livros publicados, um deles em 2a. edição, pela Editora Universitária da Universidade Federal de Pernambuco – A redação no vestibular a elipse e a textualidade, e outras publicações – artigos, capítulo em livros, revistas científicas , e vem participando de comissões conselhos máximos da Universidade Federal de Pernambuco – Conselho Coordenador de Pesquisa e Extensão, Câmara de Graduação, Câmara de Pós-Graduação e Conselheira do CCEPE e do Conselho Universitário.
Serviço:
Mesa-Redonda Ciência Política Global e Educação para o Não Matar
29 de agosto de 2012 – quarta-feira, as 19h30
Local: Biblioteca Latino-americana Victor Civita
Entrada franca – sem inscrições prévias.
Informações:
eventoscbeal@memorial.sp.gov.br
Tel.: (11) 3823-4780