/governosp
“Procuro um cinema que estabeleça relação de prazer com o espectador e, se possível, o leve à reflexão crítica.”
No dia 16 de abril de 1996, morria em Havana aquele que é considerado um dos maiores cineastas cubanos de todos os tempos: Tomás “Titón” Gutiérrez Alea. Autor de clássicos do cinema político como Memórias do Subdesenvolvimento e A Última Ceia e dos sucessos internacionais Morango e Chocolate e Guantanamera, realizados em parceria com Juan Carlos Tabío, Alea é homenageado neste mês pela Videoteca do Memorial, quando lembramos os 10 anos de sua morte exibindo filmes de sua autoria e de seu parceiro mais freqüente.
Período: 01/04/2006 a 29/04/2006
Horários das sessões: Terça a Sexta (10h00, 12h00 e 15h00)
Sábado (10h30 e 12h30)
Dias 1 e 15
ASAMBLEA GENERAL. Direção de Tomás Gutiérrez Alea. Cuba. 1960. 13 min. p&b. (espanhol sem legendas)
Registro do discurso de Fidel de Castro conhecido como “Primeira Declaração de Havana”, realizado a partir da ruptura dos países latino-americanos com Cuba.
HISTORIAS DE LA REVOLUCIÓN. Direção de Tomás Gutiérrez Alea. Cuba. 1960. 87 min. p&b. Com Lilian Llerena, Enrique Fong, Francisco Lago, Blas Mora, Miriam Gómez, Calixto Marre. (espanhol sem legendas).
Descreve a luta do povo cubano contra a ditadura de Batista (1952-1958). O primeiro episódio, El Herido, se refere ao assalto ao palácio presidencial, em 13 de março de 1957, e a incorporação de novos setores da população à luta revolucionária. O segundo, Rebeldes, mostra o fortalecimento do movimento guerrilheiro em Sierra Maestra. O último, Santa Clara, trata da batalha de Santa Clara na qual as forças populares derrotaram o exército de Batista.
Dias 1 e 29
LAS DOCE SILLAS. Direção de Tomás Gutiérrez Alea. Cuba. 1962. 98 min. p&b. Com Enrique Santiesteban, Reinaldo Miravalles, René Sanchez, Pilín Vallejo, Idalberto Delgado. (espanhol sem legendas)
As aventuras de um homem à procura de diamantes escondidos. Antes de morrer, sua sogra confessa-lhe que escondeu as pedras preciosas em uma de suas doze cadeiras inglesas. Da procura acabam participando também um antigo empregado e um padre.
Dias 4 e 18
DOLLY BACK. Direção de Juan Carlos Tabío. Cuba. 1986. 10 min. Com Alejandrito Díaz, Filiberto Romero, Luis Garcia, Mirta Ibarra, Ramoncito Veloz. (espanhol sem legendas)
Através de situações aparentemente reais, este curta mostra que as aparências podem ser enganosas e que uma visão esquemática da realidade conduz ao fracasso.
LA ENTREVISTA. Direção de Juan Carlos Tabío. Cuba. 1987. 7 min. Com Frank Gonzalez, Ramoncito Veloz, Nicolas Reynoso, Pepe Hernandez, Benito Amaro. (espanhol sem legendas)
Através de um enquadramento único, expõe os mecanismos de comportamento de dois oportunistas – um diretor de documentários e um funcionário – quando estão filmando um documentário.
Dias 5 e 19
ESTA TIERRA NUESTRA. Direção de Tomás Gutiérrez Alea. Cuba. 1959. 19 min. p&b. (espanhol sem legendas)
Mostra a situação de miséria e a luta dos camponeses cubanos no final da ditadura de Batista, pouco antes da Revolução Cubana estourar.
GUANTANAMERA (Guantanamera). Direção de Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío. Cuba/Espanha/Alemanha. 1995. 102 min. Com Carlos Cruz, Mirta Ibarra, Jorge Perugorría, Raul Eguren, Pedro Fernandez, Conchita Brando. (legendado)
Durante crise de combustível em Cuba, burocrata decide mostrar como resolver o problema do transporte de defuntos na ilha empreendendo cômica viagem rumo a Havana, para levar o cadáver da tia de sua esposa.
Dias 6 e 20
HASTA CIERTO PUNTO. Direção de Tomás Gutiérrez Alea. Cuba. 1983. 71 min. Com Oscar Alvarez, Mirta Ibarra, Omar Valdés, Coralia Veloz. (espanhol sem legendas)
A história de um roteirista que prepara um filme sobre o machismo entre os trabalhadores portuários de Havana. Ele acaba se envolvendo com a trabalhadora em que se baseia para delinear a personagem de seu roteiro e, ao mesmo tempo, entra em contradição com as concepções do diretor, pois este tem uma visão mais limitada sobre o tema.
LISTA DE ESPERA. Direção de Juan Carlos Tabío. Cuba. 2000. 88 min. Com Vladimir Cruz, Thaimi Alvariño, Jorge Perugorría, Saturnino García, Noel García. (espanhol sem legendas)
Uma pequena estação rodoviária no centro de Cuba. Todos os ônibus passam lotados e o único veículo do terminal está quebrado. Não há solução, mas um grupo de passageiros decide consertar o veículo.
Dias 7 e 22
MARTA JEAN-CLAUDE EN HAITÍ. Direção de Juan Carlos Tabío. Cuba. 1987. 18 min. (espanhol sem legendas)
Apresentações da cantora haitiana Marta Jean-Claude, acompanhada do grupo Mackandall, por todo o Haiti, depois de 34 anos de exílio.
MEMORIAS DEL SUBDESARROLLO. Direção de Tomás Gutiérrez Alea. Cuba. 1968. 97 min. p&b. Com Sergio Corrieri, Daisy Granados, Eslinda Núñez, Omar Valdés, René de la Cruz. (espanhol sem legendas)
Cuba, 1961. Sergio, intelectual burguês vê sua família partir para os EUA. Ao ficar só, tenta analisar os acontecimentos sociais que o rodeiam. A trama se constitui na confrontação entre uma realidade efervescente que instala novos valores, e Sergio, que não crê neles e duvida dos valores do passado.
Dias 8 e 25
MIRIAM MAKEBA. Direção de Juan Carlos Tabío e outros. Cuba. 1973. 31 min. (espanhol sem legendas)
Documentário sobre a cantora sul-africana Miriam Makeba, que se radicou em Cuba após a Revolução.
MORANGO E CHOCOLATE (Fresa y Chocolate). Direção de Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío. Cuba/México/Espanha. 1993. 105 min. Com Jorge Perugorría, Vladimir Cruz, Mirta Ibarra, Francisco Gattorno, Joel Angelino, Marilyn Solaya. (legendado)
Em Havana, estudante universitário que acredita na Revolução Cubana frustra-se no amor e sua vida toma novos rumos ao conhecer um artista dissidente e homossexual.
Dias 11 e 26
MUERTE AL INVASOR! Direção de Santiago Alvarez e Tomás Gutiérrez Alea. 1961. 16 min. p&b. (espanhol sem legendas)
Em abril de 1961, o povo cubano se armou para defender a Revolução, derrotando exilados cubanos treinados pela CIA que desembarcaram na Baía dos Porcos, numa tentativa de derrubar o governo cubano.
LA MUERTE DE UN BURÓCRATA. Direção de Tomás Gutiérrez Alea. Cuba. 1966. 83 min. p&b. Com Salvador Wood, Silvia Planas, Manuel Estanillo, Tania Alvarado, Pedro Pablo Astorga. (espanhol sem legendas)
Um trabalhador exemplar é enterrado com sua carteira de trabalho. Quando a viúva vai requerer a pensão, exigem que apresente a carteira de trabalho do defunto. Para recuperar a carteira é necessária a exumação do cadáver, mas esta operação é impossível se não forem transcorridos dois anos da morte. O sobrinho da viúva trata de resolver o problema enfrentando uma barreira poderosa: a burocracia.
Dias 12 e 27
UNA PELEA CUBANA CONTRA LOS DEMONIOS. Direção de Tomás Gutiérrez Alea. Cuba. 1971. 121 min. p&b. Com José Antonío Rodríguez, Raúl Pomares, Silvano Rey, Marés González, Olivia Belizaire. (espanhol sem legendas)
A ação se desenvolve no século XVII, no interior de Cuba, narrando os episódios precedentes à fundação da vila de Santa Clara, motivados por diferentes interesses. Com a intenção de valorizar seu patrimônio, um padre luta para fundar a vila em uma área de sua propriedade, mas conta com a oposição aberta de um contrabandista, que tenta desmascarar o atraso e a falsidade das posições oficiais.
PLAFF O DEMASIADO MIEDO A LA VIDA. Direção de Juan Carlos Tabío. 1988. 91 min. Cuba. Com Daysi Granados, Thais Valdes, Luis Alberto Garcia, Raul Pomares, Jorge Cao. (espanhol sem legendas)
Mulher inconformada frente a tudo e a todos é agredida constantemente por uma mão misteriosa que lança ovos contra sua casa. Limitada por seus preconceitos e temores e incapaz de encontrar uma saída para seus conflitos internos, terá em seu caminho um final trágico e inesperado.
Dias 13 e 28
SE PERMUTA. Direção de Juan Carlos Tabío. Cuba. 1983. 95 min. Comédia. Com Rosita Fornes, Isabel Santos, Ramoncito Veloz, Mario Balmaseda. Argumento de Tabío a partir de uma idéia de Alea. (espanhol sem legendas)
Gloria permuta sua casa de Guanabacoa por um moderno apartamento no bairro do Vedado, onde conhece Guillermito, jovem ambicioso que fica noivo de sua filha Yolanda. Gloria e Guillermito iniciam uma grande cadeia de trocas para conseguir uma verdadeira mansão. Entretanto, Yolanda se apaixona por Pepe, pondo a perder o grande sonho de Gloria.
LOS SOBREVIVIENTES. Direção de Tomás Gutiérrez Alea. Cuba. 1978. 110 min. Com Enrique Santisteban, Reynaldo Miravalles, Germán Pinelli, Ana Viña, Vicente Revuelta. (espanhol sem legendas)
Depois de 1959, uma família burguesa de origem aristocrática decide permanecer em Cuba. Com a esperança de que a Revolução tenha vida efêmera, a família se encastela dentro de sua mansão para evitar qualquer tipo de contaminação com o exterior.
Dias 15 e 29
LA ÚLTIMA CENA. Direção de Tomás Gutiérrez Alea. Cuba. 1976. 115 min. Com Nelson Villagra, Silvano Rey, Luis Alberto García, Mario Balmaseda. (espanhol sem legendas)
No século XVIII, durante a Semana Santa, um conde de Havana reúne, na quinta-feira, doze escravos para lavar-lhes os pés, sentá-los à mesa e servir-lhes a ceia. Na sexta-feira, os escravos iniciam uma rebelião que é ferozmente reprimida.