/governosp
Filmes latino-americanas discutem a imigração
A imigração é um tema bastante frequente que se destaca conforme os acontecimentos globais. Principalmente na América Latina, território com pessoas de diferentes nacionalidades e culturas onde a migração entre os países vizinhos torna-se cada vez maior. Neste mês, o Cineclube Latino-Americano fez uma seleção de produções latino-americanas que abordam o tema para estimular a discussão.
As sessões são às 18h, todos os sábados. A taxa de manutenção é R$ 5. Confira a programação:
Dia 11
(Diego Quemada-Díez, México/Guatemala/Espanha, 2013, 103′)
Os jovens Juan, Sara e Samuel fogem da Guatemala. Durante a viagem encontram o índio tzotzil Chauk, que não fala espanhol e viaja sem documentos.
(João Batista de Andrade, Brasil, 1973, 7′)
Comerciantes se queixavam da presença de marginais perto de suas lojas. O problema da migração em São Paulo e os problemas do Nordeste rural.
Dia 18
(Jorge Sanjinés e Grupo Ukamau, Bolívia, 1990, 123′)
Um golpe militar desencadeia uma violenta repressão nos bairros de La Paz. Um agricultor da comunidade Aymara decide deixar a cidade e voltar para a sua aldeia, depois de banido de lá.
Circuito Interno
(Julio Martí, Brasil, 2010, 14′)
Elias, um imigrante boliviano ilegal, acompanha o cotidiano do abusivo universo nas oficinas de costura espalhadas pelo centro de São Paulo.
Dia 25
(Adrian Caetano, Argentina, 2001, 71′)
Após perder seu trabalho devido à destruição de plantações de folha de coca pelos americanos, Freddy vai para Argentina, como imigrante ilegal.
(William Vega, Colômbia/ França/ México, 2012, 90′)
Alicia, arrancada de sua vila, destruída por um conflito armado, tenta começar vida em La Sirga, próxima aos Andes.