/governosp
O programa de entrevistas Cineastas do Real, criado pelo crítico de cinema e escritor Amir Labaki, e exibido semanalmente pelo Canal Brasil, está formando um precioso acervo de depoimentos sobre o Documentário Brasileiro – esse cada vez mais importante olhar sobre a nossa realidade. Labaki já havia criado o festival É Tudo Verdade, há 20 anos, que ajudara a formar a nova geração de documentaristas brasileiros.
E agora, por meio de conversas aprofundadas com 13 “cineastas do real”, dá nova contribuição. Os depoimentos são de Aurélio Michiles, Carlos Nader, Eduardo Escorel, João Moreira Salles, Jorge Bodanzky, Sylvio Back e Silvio Tendler, entre outros. No próximo dia 16 de setembro, quarta-feira, irá ao ar às 23h30 a entrevista com o cineasta, escritor e gestor cultural João Batista de Andrade, atual presidente da Fundação Memorial da América Latina. O programa será repetido no sábado (às 16h30) e na terça (12h30) seguintes.
Aos 75 anos, João Batista de Andrade mantém-se muito ativo. Além de dirigir a Fundação Memorial da América Latina e publicar artigos na imprensa, João Batista escreve ficção e filma. Seus últimos documentários, as séries “Travessia” e “Na Sombra da História”, foram exibidos recentemente pelo Canal Brasil e o Senac TV, entre outros. “O documentário sempre foi minha paixão”, confessa.
Travessia é um documentário baseado em depoimentos de vida sob a ditadura militar. Apresenta reflexões de pessoas que tiveram uma participação expressiva nesse período, seja a favor ou contra o Golpe de Estado. Na Sombra da História atualiza a História do Brasil por meio da reflexão sobre momentos marcantes, como a Independência, a Semana da Arte Moderna e as revoluções de 30 e 32.
Nascido em 1963 e formado em cinema pela ECA-USP, Labaki fundou em 1996 o Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, do qual é curador até hoje. Teve duas passagens como diretor técnico do Museu da Imagem e do Som (MIS), de São Paulo. Desde 2004, apresenta o programa É Tudo Verdade, no Canal Brasil. Escreve para os jornais Folha de S.Paulo e Valor Econômico. Organizou os livros “O cinema dos anos 80”, “Folha conta cem anos de cinema” e “O cinema brasileiro – de O Pagador de Promessas a Central do Brasil”, além de artigos e ensaios sobre os cineastas Fernando Solanas, Santiago Alvarez, Steven Spielberg, Akira Kurosawa, Louis Lumière, René Clair, Stanley Kubrick, entre muitos outros.
Serviço
Programa Cineastas do Real – Canal Brasil
Amir Labaki entrevista João Batista de Andrade
16 de setembro, quarta-feira, 23h30
19 de setembro, sábado, 16h30
22 de setembro, terça, 12h30