/governosp
Condecoração foi concedida em 13 de setembro, durante a abertura do VIII IFLAC World Brazil Peace Congress “Ada Aharoni”
O presidente do Memorial da América Latina, Pedro Mastrobuono, recebeu a Comenda da Paz durante a abertura do VIII IFLAC World Brazil Peace Congress “Ada Aharoni”, realizada em 13 de setembro no Auditório Simón Bolívar.
Com essa homenagem, Mastrobuono se torna um dos Embaixadores da Paz do Cercle Universel des Ambassedeurs de la Paix, entidade ligada à Organização das Nações Unidas com sede em Genebra (Suíça). O título é cedido às pessoas que possuem trabalhos desenvolvidos na promoção da Cultura da Paz a nível global, nacional e individual.
O prêmio foi entregue em mãos pela atual presidente do IFLAC Brasil, Deslanieve Daspet. Em seu discurso, Deslanieve afirma a honra de recebê-lo dentro da instituição como Embaixador da Paz.
“Entrego a você a nossa comenda, a comenda do Embaixador da Paz, do Círculo Universal da Paz, e a sua obrigação fica maior a cada momento. Recebe esse prêmio de todos nós, membros do Círculo Universal da Paz do Brasil, que estão aqui de pé para te receber, e também do IFLAC World que eu estou desde 2017 diretora nacional do Brasil. Receba nosso carinho. Continue distribuindo a paz com tanta perfeição. Aqui está, o teu legado.”
Em seu discurso de agradecimento, Mastrobuono afirmou que a busca pela paz é uma “responsabilidade é de todos nós” e acrescentou:
“Enquanto Memorial da América Latina, nós temos as principais universidades de São Paulo, sem esquecer que o Memorial é Cátedra da Unesco. O conteúdo gerado neste congresso é fundamental para que ele possa servir de fonte de pesquisa para pesquisadores de tese de mestrado, doutorado, além de termos aqui mais de 18 corpos consulares em contato diário. Esse é o real motivo de abraçarmos esse Congresso com tanta alegria, reconhecendo a importância e na esperança de que a gente consiga efetivamente trazer conteúdo que seja significativo”.
Esse é o quarto prêmio que Pedro Mastrobuono recebe estando à frente do Memorial. Em 22 de junho, ele havia recebido o título de Amigo da Paz pelo Cercle Universel des Ambassedeurs de la Paix. Já em 25 de maio, ele foi condecorado com o Prêmio África-Brasil 2023, cedido pelo Centro Cultural Africano com o objetivo de celebrar seu trabalho na luta pelo progresso que beneficie o continente africano. O Senado Federal outorgou, em 28 de fevereiro, a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo por sua contribuição ao registro e ao fortalecimento da cultura brasileira.
Desse modo, o presidente segue estreitando laços com importantes instituições culturais e sociais, com o compromisso de aproximar o Memorial da América Latina de potenciais parceiros na produção de atividades que beneficiem o Estado de São Paulo.