/governosp
O Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) anunciou no dia 17 de abril, no Memorial da América Latina, as administrações municipais vencedoras do Prêmio Prefeito Empreendedor Mario Covas – edição paulista. Os prefeitos Geraldo Leite (PT), de Embu das Artes, e Itamar Borges (PMDB), de Santa Fé do Sul conquistaram os primeiros lugares (na foto acima, o prefeito Gilberto Kassab, de São Paulo, fala aos seus colegas do interior).
Praia Grande, São João da Boa Vista e Mococa também estão concorrendo ao prêmio nacional, que acontece no dia 25 de abril em Brasília. Dos 145 municípios paulistas inscritos no Prêmio, 75 obtiveram o selo Prefeito Empreendedor, em reconhecimento às iniciativas de apoio aos pequenos negócios.
Além de Kassab, a cerimônia contou com o governador Cláudio Lembo, o presidentes da Fiesp Paulo Skaf, o deputado Rodrigo Garcia, presidente da Assembléia Legislativa, o presidente do Memorial Fernando Leça, o presidente do Tribunal de Justiça, Celso Luiz Limongi, o diretor superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca, entre outras autoridades (foto da primeira página).
Houve uma homenagem ao ex-governador Mário Covas, que dá nome ao prêmio em São Paulo. Instituído em 2001, o Prêmio Prefeito Empreendedor – Mario Covas incentiva e estimula ações de empreendedorismo em prefeituras que buscam o desenvolvimento econômico por meio de investimentos nos pequenos negócios.
Um pouco antes da premiação, o governador Cláudio Lembo recebeu um relatório das obras de reforma, recuperação e restauração do complexo arquitetônico do Memorial. Em fase final, elas serão entregues em breve, em solenidade na qual ainda serão instalada a Cátedra Memorial da América Latina e assinados convênios (na foto, Leça mostra a Lembo fotos do Memorial antes, durante e depois das obras).
Compromisso ético
O prêmio tem duas categorias: municípios com mais de 200 mil habitantes e cidades com menos de 200 mil habitantes, além dos destaques temáticos, como tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas pelas leis municipais, planejamento municipal para o desenvolvimento e promoção do turismo de excelência.
Para participar do prêmio, as prefeituras inscreveram até dez ações empreendidas no município com declarações de três entidades ou instituições, como associações e sindicatos empresariais, conselhos de classe ou profissionais, universidades ou outra entidade local de destaque, que avaliassem o compromisso ético da administração local com a sociedade, o patrimônio público e o meio ambiente.
Na etapa nacional serão premiados os primeiros colocados de cada uma das cinco regiões brasileiras. Aos ganhadores da etapa nacional serão oferecidas viagens técnicas a município de outros países, que tenham ações exemplares de apoio ao empreendedorismo.