/governosp
A cantora carioca Marina de La Riva será uma das atrações desta quinta-feira, dia 15, na festa de celebração do Dia da Cultura Cubana. O evento é realizado pelo Consulado Geral de Cuba em São Paulo, com o apoio do Memorial da América Latina.
A data é comemorada desde 1980 em homenagem ao dia (20 de outubro de 1868) em que o povo cubano cantou pela primeira vez o Hino Nacional do país nas ruas para comemorar a libertação da cidade de Bayamo pelas forças revolucionárias.A presença de Marina também é, de alguma forma, uma reverência ás suas origens: ela é filha de refugiado cubano e, embora brasileira de nascimento, mantém forte ligação com suas raízes familiares.
O programa de comemorações será dividido em dois tempos. Das 19h às 21h os convidados poderão experimentar comidas e bebidas típicas da culinária cubana no foyer do auditório Simon Bolívar, enquanto apreciam exibição de videoclipes com atrações musicais do país caribenho. Também podem se arriscar a participar das aulas de salsa que serão conduzidas por professores da Instituto de Dança Cumbre.
Em seguida, o evento se transfere para o Auditório Simon Bolívar. Depois da audição do Hino Nacional de Cuba , o presidente do Memorial da América Latina, Fernando Leça, fará a saudação de boas-vindas, a que se seguirá breve discurso do Cônsul Geral em São Paulo. A parte final do programa terá leituras de poemas do herói cubano José Marti, exibição do Instituto de Dança Cumbre e o show que Marina de La Riva proporcionará aos convidados para encerrar o Dia da Cultura Cubana.
Texto: Daniel Pereira
Serviço: Dia da Cultura Cubana – Marina de la Riva
Dia: 15 de outubro, quinta
Horário: 19h30
Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Entrada franca.