

Por Diego Souza Carlos
Imagens: Daniela Agostini / Memorial da América Latina
No último sábado, o Memorial da América Latina recebeu a 32ª edição do Troféu Angelo Agostini pelo quarto ano consecutivo. O evento, que premia os melhores quadrinistas do ano em nove categorias, encheu o auditório da Biblioteca Latino-Americana e foi marcado pela presença do desenhista paraguaio Roberto Goiriz.
O presidente da Fundação, João Batista de Andrade, participou da cerimônia de abertura e ressaltou a importância dos quadrinhos, que colaboram com a visão crítica da realidade e da sociedade. “Os quadrinhos latino-americanos são muito fortes, muito ricos. Eles nos ajudam a refletir sobre as verdades e os problemas atuais. Uma atividade que tenho uma grande admiração! Para nós é um prazer imenso sediar um evento que vai de encontro e reforça a função do Memorial.”, destacou o presidente.
Em 2016, o Troféu teve toda a programação apresentada pela atriz Lidiany Schuede. Pelo segundo ano consecutivo, recebeu um convidado internacional e teve a distribuição do Jornal AQC com informações sobre os premiados. A programação foi recheada de debates, palestras, lançamentos e a presença de diversos profissionais de HQs e seus fãs.
Convidado especial
Roberto Goiriz realizou um debate sobre a guerra do Paraguai e a relação do país com o Brasil. Citou o processo de criação de Paraguai Retã Rekove (2014), série de quadrinhos encartados no jornal ABC Color sobre a história da independência do Paraguai até a queda da Fortaleza de Humaitá.
Segundo o quadrinista, a principal proposta do projeto é “divulgar a informação para jovens que não conhecem a história, pois o quadrinho consegue atingir pessoas que não tem o costume de ler, além de provocar o debate sobre assuntos relevantes de forma lúdica.”.
Premiados 2016
Com 1659 votos apurados por Alexandre Silva, Marcos Venceslau e Fernando dos Santos, os premiados da 32ª edição foram:
Melhor Desenhista – DI AMORIM (Steampunk Ladies)
Melhor Roteirista – ALEX MIR (Valkíria/Orixás)
Melhor Cartunista – BRUM (O Menino da Laje 8/Brummmmm!!)
Melhor Lançamento- VALKÍRIA – A FONTE DA JUVENTUDE (Alex Mir e Alex Genaro – Ed. Draco)
Melhor Lançamento Independente – NOS BASTIDORES DA BÍBLIA – ÊXODO (Carlos Ruas e Leonardo Maciel)
Melhor Web Quadrinho – NUVENS DE VERÃO (Charles Lindberg e Israel de Oliveira/LAMEN-leialamen.com.br)
Melhor Fanzine – PEIBÊ (Beralto/IFF – Macaé)
Prêmio Jayme Cortez – GIBITECA DE SANTOS
MESTRES DO QUADRINHO NACIONAL:
CHRISTIE QUEIROZ