/governosp
O compositor carioca Paulinho Tapajós é o próximo convidado do Projeto Adoniran do Memorial da América Latina. O artista apresenta-se, dia 24 de junho, quinta-feira, na Sala dos Espelhos, às 20h30, com entrada franca. Em show intimista, Tapajós canta e toca violão, acompanhado pelo também violonista Marcello Lessa.
O roteiro do espetáculo traz músicas de seu mais recente CD, Preparando a Canção, e antigos sucessos conquistados ao longo de mais de 40 anos de carreira. O repertório é composto por “Sapato Velho” (parceria com Cláudio Nucci), “Menininha do Portão”, “Irmãos Coragem”, “Andança” (com Danilo Caymmi e Edmundo S. Neto), “Cantiga por Luciana” (com Edmundo Souto), “Só Xote” (com Marcello Lessa), “Coração Poeta” (com Nelson Cavaquinho), “No Tempo dos Quintais” (com Sivuca), “Coisas do Coração” (com Mú Carvalho) e outras.
Paulinho Tapajós possui mais de 250 obras gravadas e mais de 1200 regravações destas obras nas vozes de grandes intérpretes, entre eles Elis Regina, Chico Buarque, Zizi Possi, Clara Nunes, Beth Carvalho, Maria Bethânia, Nara Leão, Elizeth Cardoso, Leila Pinheiro e outros. Paulinho é parceiro de Guilherme de Brito, Cláudio Nucci, Danilo Caymmi e Cartola, entre muitos outros. É autor de duas das músicas mais tocadas nas noites do Brasil: "Sapato Velho", eternizada pelo grupo Roupa Nova, e "Andança", que conta com centenas de regravações, passando por Elis Regina, Beth Carvalho, Leandro & Leonardo e Chitãozinho & Chororó.
Paulinho Tapajós
O artista é filho do compositor, cantor e radialista Paulo Tapajós e irmão do compositor Maurício Tapajós e da cantora Dorinha Tapajós. Iniciou sua trajetória no final da década de 60, quando ainda cursava Arquitetura. Sua primeira música gravada foi “Madrugada” (com Arthur Verocai), em 1968, no LP Música Nossa na voz de Magda. Entre 1968 e 1970, destacou-se em diversos festivais com destaque para o III Festival Internacional da Canção, no qual obteve terceiro lugar com “Andança” (c/ Edmundo Souto e Danilo Caymmi), e no IV Festival Internacional da Canção, no qual obteve o primeiro lugar nacional e internacional com “Cantiga por Luciana” (c/ Edmundo Souto). Compôs músicas para trilhas sonoras de novelas e filmes; gravou 15 discos, incluindo três álbuns autorais infantis. Seu trabalho mais recente é o CD solo Preparando a Canção (2008, CID) que traz releituras de "Pêra, Uva ou Maçã" e "A Velha", sendo o restante do repertório composto por músicas inéditas, inclusive uma parceria com Cartola (“Beijos”). Paulinho Tapajós compôs várias pérolas da MPB como, além das já citadas, “Irmãos Coragem” e “Menininha do Portão”, que foi recentemente gravada por Maria Rita.
Projeto Adoniran – Paulinho Tapajós
Músicos: Paulinho Tapajós (voz e violão) e Marcello Lessa (voz e violão)
Data: 24 de junho (quinta-feira) às 20h30
Ingressos: Grátis (não há distribuição de ingressos; a sala será aberta às 20 horas).
Local: Memorial da América Latina – Sala dos Espelhos
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda/SP – Tel: (11) 3823-4600
Duração: 1 hora – Classificação etária: Livre – Capacidade: 100 lugares
Estacionamento (Portão 15) s/ manobrista: R$ 10,00. Entrada/pedestres: Portão 13.
Fotos: Divulgação