
O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) a eleição do novo líder da Igreja Católica: Robert Prevost, que adotou o nome de Papa Leão XIV. Embora nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost carrega em sua trajetória um vínculo profundo com a América Latina, especificamente com o Peru, país onde viveu por anos e do qual se tornou cidadão em 2015.
Conhecido como o “pastor de duas pátrias”, Leão XIV tem uma longa e marcante atuação missionária em solo peruano. Nos anos 1980, trabalhou por uma década na cidade de Trujillo e, posteriormente, foi nomeado bispo de Chiclayo, onde serviu entre 2014 e 2023. Sua fluência em espanhol e o envolvimento direto com comunidades locais lhe renderam grande respeito dentro e fora da Igreja, sendo visto como uma conexão entre o Vaticano e a América Latina.
Antes de sua eleição ao papado, Leão XIV ocupava dois dos cargos mais influentes da Cúria Romana como prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão responsável pela nomeação episcopal em todo o mundo, e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.
A escolha de um papa com ligações tão fortes com um país da nossa região reacende a atenção do mundo para a importância do terrítório no cenário global. A presença de um pontífice que conhece de perto a realidade latino-americana pode trazer novos olhares e abordagens pastorais para o futuro da Igreja enquanto continua o legado do argentino.