/governosp
São Paulo, 5 de novembro de 2008.
O Memorial da América Latina, a USP, Unesp e Unicamp convidam para a Aula de Conclusão do Módulo “Comércio e Desenvolvimento” da Cátedra Memorial da América Latina, com a palestra “América Latina e sua Projeção frente aos Desafios de 2009”, do Prof. Dr. Andrés Serbin (Presidente da Coordenadoria Regional de Investigações Econômicas e Sociais – CRIES, Argentina). A palestra acontecerá no Memorial, dia 10 de novembro, segunda-feira, às 19h30, com entrada franca.
O mediador será o Prof. Dr. Carlos A. Romero, Professor Titular da Universidade Central da Venezuela e catedrático da Cátedra Memorial da América Latina. O analista argentino ligado à universidade venezuelana proferirá a palestra sob o impacto da recente eleição de Barack Obama para o cargo de presidente dos Estados Unidos da América. A questão que se coloca é o que este fato mudará as relações EUA/América Latina.
Os debatedores serão Prof. Dr. Enrique Amayo Zevallos (Professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” UNESP / UNICAMP / PUC-SP) e Prof. Dr. José Augusto Guilhon Albuquerque (Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo)
Andrés Serbin participou do ‘Seminário novas lideranças políticas na América do Sul: continuidades e mudanças na ordem regional’, que aconteceu no Memorial, nos dias 18 e 19 de junho de 2008. Serbin é antropólogo formado pela Universidad Nacional de la Plata, com mestrado em Psicologia Social no Departamento de Ciencia y Tecnología del Comportamiento, Universidad Simón Bolívar, e doutor em Ciências Políticas pela Universidad Central de Venezuela. Para saber mais sobre o palestrante, acesse o site: http://www.andresserbin.com/ .
A Cátedra Memorial da América Latina é uma iniciativa do Memorial e das três universidades públicas paulistas (USP, Unicamp e Unesp). Essas instituições fundadoras formaram uma rede, da qual participam diversas universidades latino-americanas e empresas privadas como patrocinadoras. A cada ano, um professor de importante carreira acadêmica é convidado para trabalhar um tema com um grupo de alunos em nível de pós-graduação, técnicos do serviço público e representantes das empresas e instituições apoiadoras. Em 2006, o catedrático foi o professor José Augusto Horta Nogueira, da Universidade Federal de Itajubá, MG, ex-diretor técnico da ANP – Agência Nacional do Petróleo, que trabalhou o tema "Energia". No ano seguinte, foi a vez do professor José Goldemberg, que dispensa apresentações, enfrentar a questão do "Meio Ambiente".
Para saber mais sobre a Cátedra Memorial da América Latina, clique aqui.
Serviço:
Palestra: América Latina e sua Projeção frente aos Desafios de 2009
Fotos: Fábio Pagan