/governosp
“Doenças Negligenciadas na América Latina”
“Vacinas e as doenças negligenciadas, sucessos, fracassos e suas causas” é o tema da palestra do professor Manoel Barral Netto, que abre o módulo "Doenças Negligenciadas na América Latina" da Cátedra Unesco Memorial da América Latina, no dia 23 de março, com entrada franca. Especialista nessa questão o professor Barral foi convidado pelo catedrático Erney Camargo, que coordenará os estudos durante o semestre. Além deles, participam da mesa de abertura Fernando Leça, presidente do Memorial, Adolfo José Melfi, coordenador geral da Cátedra Unesco Memorial da América Latina e José Caricatti, Diretor da Fundação Conrado Wessel.
Para participar das demais atividades da Cátedra Unesco Memorial, neste semestre, é necessário fazer inscrição e passar por seleção prévia (veja abaixo como). Apenas a palestra de encerramento, em 25 de maio, será novamente aberta ao público. Ministrada pelo professor João Carlos Pinto Dias, o tema será “O Controle da Doença de Chagas no Brasil, uma história de sucesso, desafios esperados”.
Essas e outras atividades são promovidas pela Cátedra Unesco Memorial da América Latina, que neste semestre aborda o tema “Grandes Endemias e Doenças Infecciosas Negligenciadas na Região Neotropical”. Vários especialistas de renome internacional foram convidados para falarem sobre tópicos específicos relacionados a essa questão central (veja relação abaixo). Entre as endemias e doenças negligenciadas serão abordadas a doença de Chagas, esquistossomose, malária, tuberculose, filariose, oncocercose, mansonelose, micoses superficiais e profundas, arborviroses (febre amarela, dengue e viroses amazônicas) e novas viroses (Hantavirus, Sabiá), além de doenças exóticas e doenças em progressão.
O curso terá a duração de 4 meses, de março a junho de 2011, quatro horas de aulas por semana (às quartas-feiras), das 09:00 às 13:00 horas, e será realizado nas instalações do Anexo dos Congressistas/CBEAL do Memorial da América Latina – acesso pelo Portão 12. Ele é voltado especialmente para estudantes de pós-graduação nas áreas de Saúde e Biológica, médicos, sanitaristas, pesquisadores, epidemiologistas, gestores em órgãos públicos ou funcionários de empresas privadas que atuam na área da Saúde.
O curso será ministrado pelo Catedrático Prof. Dr. Erney Felício Plessmann de Camargo e terá a participação de especialistas convidados, conforme a programação abaixo. O prof. Plessmann é um renomado parasitologista e protozoologista e seu trabalho com malária e evolução e filogenia de tripanosomatídeos se tornou referência. Seu currículo não poderia ser mais apropriado para ocupar a cátedra neste semestre: graduado em medicina pela Universidade de São Paulo, tem doutorado e livre docência também pela USP; é bolsista de Produtividade 1A CNPq desde 1976; Doutor Honoris Causa da Universidade Nacional de Inginiería do Peru; Professor Emérito do Instituto de Ciências Biomédicas da USP; Professor Emérito da Faculdade de Medicina da USP. É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Terceiro Mundo (TWAS) e da Linnean Society of London. É comendador e Grã Cruz da Ordem do Mérito Científico do Brasil e Grã Cruz da Ordem do Ipiranga do Estado de São Paulo. É Presidente da Fundação Zerbini-Incor – SP e Coordenador Científico da Fundação Conrado Wessel. Foi Pró-reitor de Pesquisa da USP, Diretor do Instituto Butantan e Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Serão selecionados, entre os inscritos, 20 alunos para participarem diretamente do programa de pesquisa da Cátedra. Esses receberão certificação especial, chancelada por uma das três universidades públicas paulistas (USP, UNESP e UNICAMP), caso cumpram o requisito adicional de entrega de monografia final sobre o tema do curso, segundo critérios a serem estabelecidos pelo Catedrático. Esse trabalho de conclusão do curso poderá ser publicado pelo Memorial da América Latina.
A Cátedra Unesco Memorial da América Latina oferece até 7 bolsas de estudos, preferencialmente para estudantes estrangeiros oriundos de países latino-americanos, ou para alunos vindos de outros estados brasileiros. Os selecionados serão aceitos para atuar em período integral, e terão a oportunidade de um contato estreito com a vida cultural e universitária paulista, ao mesmo tempo em que aprofundarão seu conhecimento sobre a América Latina. Em sua chegada a São Paulo, e durante sua estadia, receberão integral apoio do Memorial para obtenção de documentos consulares, plano de saúde e hospedagem.
O Memorial da América Latina se encarregará dos seguintes custos da participação dos bolsistas:
• bolsa de estudos (durante quatro meses) no valor mensal de US$ 1,200.00;
• seguro saúde.
A passagem aérea de ida e volta ficará por conta do interessado, salvo em casos excepcionais a serem analisados pela Coordenação da Cátedra.
Serão aceitos também 40 alunos ouvintes. Todos receberão certificado, desde que compareçam a pelo menos 70% das aulas.
Programação
Março 23 Manoel Barral Netto
Cerimônia de abertura e palestra“Vacinas e as doenças negligenciadas, sucessos, fracassos e suas causas”
Março 30, Prof. José Rodrigues Coura:
Palestra: “Doenças endêmicas no Brasil e seu Controle nos últimos 50 anos"
Abril 06, Prof. Marcos Boulos:
Palestra: “Os problemas universais no controle da malária”
Abril 13, Prof. Pedro Vasconcelos:
Palestra: “Arborviroses e a Amazônia”
Abril 20, Semana Santa
Abril 27, Prof. Pedro Vasconcelos:
Palestra: “Hantaviroses”
Maio 04, Prof. L. Marcelo Camargo:
Palestra: “Doenças pouco conhecidas da Amazônia”
Maio 11, Prof. Gilberto Fontes:
Palestra: “Filaríases”
Maio 18, Prof. L. Fernando Aranha Camargo:
Palestra: “Infecções de imuno-suprimidos e superbactérias”
Maio 25, João Carlos Pinto Dias:
Palestra “O Controle da Doença de Chagas no Brasil, uma história de sucesso e desafios esperáveis”.
Informações adicionais: poderão ser obtidas com a Sra. Rosangela Moraes, pelo e-mail: catedra@memorial.sp.gov.br, ou pelo telefone: (55 11) 3823-4603.
Saiba mais sobre a Cátedra Memorial da América Latina