/governosp
Fim-de-semana com musica de boa qualidade no Memorial da América Latina. Em comemoração à data nacional da Argentina, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo será regida pelo maestro argentino Gustavo Fontana, nesta sexta-feira, 26 de maio de 2006, às 21h00, com ingressos a R$ 5,00.
No sábado, 27 de maio, às 21h00, a Orquestra Sinfônica Tom Jobim recebe a cantora Mônica Salmaso e o acordeonista Toninho Ferragutti, sob a direção de Roberto Sion. Instrumentista virtuose e compositor fecundo, Ferragutti é saudado por seus pares – Hermeto Paschoal, Borghetti, Dominguinhos e Sivuca, entre outros – como um dos melhores acordeonistas brasileiros da atualidade. Por sua vez, o tom grave e o timbre dramático da voz de Mônica Salmaso tornam sua vocalização um instrumento a parte, que se casa muito com a música orquestral.
No domingo, 28 de maio, às 11h00, será a vez do canto coral do Gran Finale. Cerca de 400 coralistas, sob regência do maestro Henry Leck, e direção geral de Lilia Valente, se apresentaram finalizando o intercâmbio musical (houve workshops nessa semana) com um dos maiores especialistas em canto coral do mundo. Saiba mais sobre o V Festival Nacional de Canto Coral.
Sion, Salmaso e Ferragutti
Sion e Ferragutti abrem em duo o espetáculo; em seguida, sopros e sessão rítmica executam “Estrada do sol” (Tom Jobim e Dolores Duran), as cordas o “Adágio” de Samuel Barber e todos juntos tocam “Baião”, da Suíte Brasiliana de Cyro Pereira.
Em seguida, Mônica Salmaso e Toninho Ferragutti se apresentam sozinhos e em duo com a Orquestra Tom Jobim. No programa: “Menina amanhã de manhã” (Tom Zé), “A Violeira” (Chico Buarque e Tom Jobim), “Recenseamento” (Assis Valente), “Sanfonema” e “Nem sol, nem lua”, ambas de Toninho Ferragutti.
Maestro argentino
O maestro Fontana iniciou os estudos musicais no Teatro Colón, em Buenos Aires, e, em seu país e no exterior, se especializou no repertório de banda sinfônica. Em 1994, começou os estudos de direção de orquestra, coro e banda com o maestro Cristóbal Soler Almudéver, da Espanha. Dois anos depois, ganhou bolsa do Ministério da Cultura e Educação argentino para se aperfeiçoar em metais, em Nova York, com os maestros Raymond Mase (Juilliard School os Music), da American Brass Quintet, Robert Sullivan (solista do New York Philharmonic)e William Vacchiano (ex-solista da New York Philharmonic).
Em 1990, por concurso público, obteve o cargo de segundo trompete da Banda Sinfônica da Cidade de Buenos Aires. Participou também da Orquestra Juvenil da Rádio Nacional, Orquestra Estável do Teatro Colón, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Filarmônica de Buenos Aires, New York Youth Simphoni e Orquestra Filarmônica de Israel.
Atualmente, o maestro Fontana leciona formação musical em Banda Sinfônica na Faculdade de Filosofia e Letrada da Universidade de Buenos Aires. Também é titular da cátedra de trompete do Conservatório Municipal de Música Manuel de Falla. Tem sido o maestro convidado de várias bandas sinfônicas por toda Argentina. Em 2005, foi convidado para dirigir a Orquestra Filarmônica de Vratza, na Bulgária.
Programa
Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
Regente convidado: Gustavo Fontana
“Moorside Suíte” (Gustav Holst)
“Concerto para trombone” (F. Gründhal)
solista Emerson Teixeira – primeiro trombonista da Banda Sinfônica
“Othello” (Alfred Reed)
“Four scottish dances” (Malcolm Arnold)
“Rhapsodie Symphonique”(Serge Lancen)
“Lincolnshire Posy” (Percy Grainger)
Serviço:
26.05.2006
Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
Horário: 21h
Ingressos: R$ 5,00
Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria do Memorial ou através do site: www.bilheteria.com.br ou pelo tel: 3823-4768
27.05.2006
Orquestra Sinfônica Tom Jobim
Mônica Salmaso e Toninho Ferregutti
Auditório Simón Bolívar
Rua Auro Soares de Moura Andrade,664
Auditório Simón Bolívar
21h00 Lotação: 876 lugares
Estacionamento no local sem manobrista
28.05.2006
V Festival Nacional de Corais Infantis
Gran Finale – maestro Henry Leck
11h
Auditório Simón Bolívar
Entrada franca.