/governosp
São Paulo, 25 de maio de 2009.
“Os Três do Contra” é o título do concerto que a Orquestra Jovem Tom Jobim apresenta no dia 30 de maio, no Memorial da América Latina. O título refere-se à reunião de três famosos contrabaixistas brasileiros: Itamar Collaço (integrante do Zimbo Trio), Sizão Machado e Celso Pixinga. O concerto será às 21h, com entrada franca.
Além de brilhantes solistas, os três são professores da Emesp Tom Jobim. Eles farão alguns solos e tocarão com a orquestra temas como: Donna Lee ( Charlie Parker ), Anon ( Moacir Santos), Quem diz que sabe (João Donato). Será um concerto empolgante e original.
A orquestra toca sozinha na primeira parte com o “Painel Jobim III”, do arranjador Laércio de Freitas, e o clássico “Fino do Choro”, do arranjador e fundador da Jazz Sinfonica Cyro Pereira. Além de “Trocando em Miúdos” (Francis Hime e Chico Buarque), “Embraceable You” (Ira e George Gershwin) e “Milagre dos Peixes” ( Milton Nascimento / Fernando Brandt ). A regência é do
maestro Roberto Sion.
ITAMAR COLLAÇO • Contrabaixo
Contrabaixista e compositor, Itamar começou a tocar aos 14 anos, como autodidata. Desde então atua com destaque na Música Popular Brasileira: de cursos e oficinas culturais na Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim a participações em algumas edições do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Gravou dois discos solo: “De outra forma” (1998) e “Já nas bancas” (2000), e com o quarteto DICA lançou “Colcha de Retalhos” (2000). Itamar tocou com Gilberto Gil, Cláudio Roditi, Dione Warwick, Eugênia Melo e Castro, Nelson Ayres, Paulo Bellinati, Jane Duboc, Eliane Elias, Randy Becker, Amelita Baltar, Raul de Souza, Mike Stern e Chuck Marohnic, entre outros. Com a orquestra Arte Viva, regida por Amilson Godoy, acompanhou Elba Ramalho, Alceu Valença, Dominguinhos e Maria Bethânia. Desde 2000, integra o Zimbo Trio, com Amilton Godoy e Rubinho Barsotti.
SIZÃO MACHADO • Contrabaixo
A concepção, a rítmica, as harmonizações “violonísticas” transpostas para o contrabaixo fazem com que o estilo de Sizão Machado seja reconhecido em qualquer gênero musical. Apresentou-se ao lado de músicos como Chet Baker, Herbie Mann, Paul Winter, Randy Brecker, Elis Regina, Chico Buarque, Wilson das Neves, Heraldo do Monte, Dori Caymmi, Djavan, Milton Nascimento e muitos outros. Participou de gravações de mais de uma centena de discos com artistas brasileiros e de fora do país. Ministra aulas de sensibilização musical, prática de conjunto e instrumento na Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP), na Faculdade Souza Lima/Berklee, no Conservatório Souza Lima, além de dirigir o próprio estúdio, In Sonoris. Em 2009 lançará livro didático com transcrições comentadas de linha de contrabaixo.
CELSO PIXINGA• Contrabaixo
Com 25 anos de carreira, Celso Pixinga é considerado um dos melhores e mais rápidos contrabaixistas do mundo. Trabalhou com artistas como Gal Costa, Joyce, Victor Biglione, Don Harris, Mozart Mello, Nelson Ayres, Roberto Sion, Gonzalo Rubalcaba, entre outros. É professor da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP) e coordenador da área de contrabaixo da Escola de Música e Tecnologia (EMT). Realiza workshops pelo Brasil e exterior. Possui grande know-how na produção de materiais didáticos para contrabaixo: seu catálogo inclui seis vídeo-aulas, um método de contrabaixo de slap e um play along do seu CD “Quase Acústico”. Sua discografia é composta ainda por 16 CDs e 3 DVDs. É produtor e idealizador do Festival Baixo Brasil, realizado em todo o país. No ano de 2008, lançou no mercado a revista “Revista Baixo Brasil”, só com matérias de contrabaixistas brasileiros.
Serviço:
Os Três do Contra – Orquestra Jovem Tom Jobim
Data: 30 de maio, sábado
Horário: 21h
Memorial da América Latina/ Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Tel. (11) 3823-4600
Entrada franca
Livre para todos os públicos