/governosp
A Orquestra Jovem Tom Jobim homenageia neste sábado, 19 de maio, dois músicos gaúchos cujas trajetórias traçaram uma ponte entre a música erudita e a popular: Cyro Pereira e Radamés Gnattali. O concerto, que se realiza no auditório Simón Bolívar, do Memorial, com entrada franca, tem como regente convidado Lutero Rodrigues e como solista, ao piano, Karin Fernandes.
Cyro Pereira
Cyro Pereira foi um importante arranjador da MPB, que se destacou nos festivais da Record, onde permaneceu por cerca de 24 anos, atuando em programas como “Fino da Bossa”, com Ellis Regina e Jair Rodrigues. O maestro foi um dos criadores da Orquestra Jazz Sinfônica, que mistura elementos populares à música clássica. Ao longo de sua carreira recebeu diversos prêmios como os “Roquete Pinto” e “Carlos Gomes”. Em 1997 foi homenageado pela Orquestra Jazz Sinfônico com a gravação do CD “Cyro Pereira – 50 anos de música”. Sua trajetória foi registrada na biografia “Cyro Pereira, Maestro”, do jornalista Irineu Franco Perpétuo.
Radamés Gnattali
Compositor, arranjador e instrumentista, o gaúcho, cujas obras contribuíram para quebrar barreiras entre a música erudita e a composição popular, começou a estudar piano com a mãe aos seis anos. Aos 9 ganhou um prêmio por sua atuação como regente de uma orquestra infantil. Passou a se dedicar ao violino, cavaquinho e violão e aos 14 entrou para o Conservatório de Porto Alegre para estudar piano. Em 1943 criou a Orquestra Brasileira de Radamés Gnattali. Entre seus muitos arranjos destacam-se o de “Copacabana”, gravado por Dick Farney. Como compositor erudito, sua obra mais conhecida foi “Rapsódia brasileira”, mas destacam-se também “Poema”, “Brasilianas” e “Três miniaturas”.
Karin Fernandes
A pianista paulista Karin Fernandes começou ao piano aos sete anos de idade. Três anos mais tarde recebeu seu primeiro prêmio em um concurso de piano e o prêmio de “Melhor Interprete de Música Brasileira”. Ao longo de sua carreira, a pianista já gravou alguns CDs solo e outros com o “Trio Pulli”, acumulando mais de 20 prêmios, dentre eles o primeiro lugar no “Prêmio Eldorado de Música”. Karin já se apresentou em Portugal, Inglaterra, Argentina e Paraguai.
Lutero Rodrigues
Lutero Rodrigues é maestro e pesquisador da música erudita brasileira. Estudou na Europa, onde conheceu o professor Martin Stephani e o maestro Sergiu Celibidache. Quando voltou, foi regente por doze anos da Orquestra de Câmara de Curitiba, mais tarde, da Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro, em Porto Alegre, e diretor, durante um ano, da Orquestra da Paraíba. Pouco tempo depois passou a desenvolver projetos musicais no Conservatório de Tatuí. Desde 1998 se tornou Coordenador Musical da Orquestra Sinfonia Cultura.
Serviço:
Orquestra Jovem Tom Jobim: Homenagem a Cyro Pereira e Radamés Gnattali
19 de maio, sábado, às 21h
Local: Auditório Simon Bolívar.
Entrada franca