/governosp
Com solistas escolhidos do seu próprio corpo musical, a Orquestra Jovem Tom Jobim executa repertório variado, incluindo o “Adagio para cordas”, de Samuel Barber , “Estrada do Sol”, de Tom Jobim e Vinicius de Morais, “Suite Mantiqueira”, de Nelson Ayres e “Na Baixa do Sapateiro”, de Ary Barroso. A apresentação se dá no Auditório Simón Bolívar, no dia 29 de março, às 21h.
A Orquestra Jovem Tom Jobim, criada em julho de 2001 durante o Festival de Campos do Jordão, tem como regente o maestro Roberto Sion e é formada por 43 bolsistas. Sua formação sinfônica (cordas, madeiras e metais) somada à sessão rítmica (piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão), fazem dela um corpo musical sui-generis que amplia consideravelmente as fronteiras da música.
A Orquestra Jovem Tom Jobim valoriza obras tradicionais de grandes compositores brasileiros, especialmente as do mestre brasileiro Antônio Carlos Jobim, e faz isso a partir da pesquisa e lançando mão da experimentação musical.
A orquestra já se apresentou com artistas de estilos diferentes da nossa MPB, como Elza Soares, Paula Lima, Chico Pinheiro, Quinteto em Branco e Preto, Germano Mathias, Dominguinhos, Claudette Soares, Alaide Costa, Heraldo Do Monte, Arismar do Espirito Santo e Johnny Alf.
Como no próximo dia 29, a Orquestra Jovem Tom Jobim apresenta-se gratuitamente no Auditório do Memorial da América Latina no último sábado de cada mês, às 21h.
Roberto Sion
Um dos mais atuantes e respeitados nomes da música instrumental brasileira, Roberto Sion é, além de saxofonista, flautista e clarinetista, reconhecido pelo seu trabalho de compositor, arranjador, maestro e professor. Foi vanguardista em utilizar os elementos do jazz e da música brasileira, seja ela Bossa Nova ou Samba, fazendo deste estilo sua marca registrada.
Sión iniciou ao piano com 5 anos; aos 8 saxofone, clarineta, solfejo, harmonia e canto coral no Conservatório Lavignac, de Santos. Estudou na Berklee School of Music, onde aprofundou seus conhecimentos de arranjo e improvisação e estuda saxofone com Joseph Viola,Ryo Noda, Lee Konitz e Joe Allard. Desenvolveu e aprimorou sua carreira de compositor e arranjador e estuda análise e composição com Damiano Cozzella, Olivier Toni, Willy C. Oliveira e H. J. Koellreutter.
Tocando desde os 11 anos, faz parte do curriculum de Sion sete albuns gravados, apresentações como solista em vários países da Europa, Estados Unidos, Japão e Israel. Desde 1998, atua no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim.
Ficha Técnica
Orquestra Jovem Tom Jobim
Regente Titular: Roberto Sion
Regente Assistente: João Linhares
Diretora Técnica: Mirtes T. de Figueiredo
Inspetora: Fátima Leria
Arquivista: Joel Lourenço
Montador: Ailton Soares dos Santos
Produtores: Fátima Leria e Joel Lourenço
1ºViolinos: Paula Thais Brunelli Ramos (spalla), Isaias Lopes Ferreira , Giselle Nogueira Mendonça, Ney Souza Aguiar Júnior, Ana Paula Eloi Braz da Silva e Raquel Silva de Oliveira.
2º Violinos: Debora Borges da Silva, Fernando José da Silva, Renato Pereira da Silva, Vanessa Cristiane M. Galvão, Paulo Gonçalves de Moura e Livia Mariana Teodoro Rosa.
Violas: Roselene Cristina de Souza, Elisangela Rodrigues Antoniol e Maria Teresa Sanches.
Violoncelos: Cleide Silva Cavalcante, Alfredo Henrique Teodoro dos Santos e Valdir Vale Maia.
Contrabaixos: Fábio Aparecido dos Santos Vieira e Erika Guimarães Sales.
Flautas: Tatiane Letícia Bruno dos Santos e Rodrigo Beneducci.
Oboé: Adriana Mila/
Clarinetes: Tiago José Garcia e Marco Antonio Rochael.
Fagote: Alexandre José de Abreu.
Saxofone Alto: Diego Domingos de Sá Lisboa e Josué Batista dos Santos.
Saxofone Tenor: Daniel Lopes de Almeida Filho e Manoel Luiz Bezerra Neto.
Saxofone Barítono: Denilson Martins Pereira.
Trompas: Leia Rodrigues Ferreira e Cesar Augusto Sandalo.
Trompetes: Glauber Clayton Araújo Cardoso, Sidmar Vieira de Souza e André Brito dos Santos.
Trombones: Valdemar José dos Santos Filho e Ricardo Henrique Higino.
Trombone Baixo: Felipe Sangali Gonçalves.
Guitarra: Eduardo Pereira Rodrigues.
Baixo Elétrico: Sidiel Vieira de Souza.
Bateria: Alex Duarte Pereira da Silva.
Piano: Fábio Leandro de Macedo da Silva.
Percussão: Rubens Barbosa Alves e Rubens José de Oliveira Júnior.
ORQUESTRA JOVEM TOM JOBIM
Concerto sábado, 29 de março, às 21h
Auditório Simón Bolívar
ENTRADA FRANCA