/governosp
Evento paralelo à 8ª Bienal de Design Gráfico, as oficinas de papel e colagem pós-industrial espalharam pelo Memorial nestas últimas semanas dezenas de jovens dispostos a fazer arte. O resultado da empreitada, que promoveu uma mudança do olhar dos participantes, voltando-os para objetivos puramente estéticos, poderá ser visto a partir das 11 horas deste sábado, 15 de julho na Biblioteca Victor Civita.
Com mais de 80 inscrições, as oficinas de papel e colagem pós-industrial programadas pela Divisão de Oficinas Culturais do Memorial foram bem sucedidas. Os resultados, que surpreenderam pela qualidade. Realizadas paralelamente à 8ª Bienal Brasileira de Design Gráfico e contando com o apoio da ADG na confecção de banners e adesivos, as oficinas tiveram como recursos todo o acervo exposto na Bienal passada (2004), entre cartazes e embalagens. Além disto, os alunos inscritos percorreram os arredores do Memorial atrás de materiais que pudessem ser “reciclados”, re-utilizados.
Para repensar a questão da embalagem, fazendo com que a obra reciclada tenha mais valor que a anterior, era necessário que o olhar ficasse livre, sem a preocupação funcional nem comercial. Assim se trabalhou a forma puramente estética. A exposição dos trabalhos contempla uma arte produzida livre de preconceitos, que teve como norte a beleza de suas formas, cores e conteúdo.
Fotos: Fernanda Yamamoto
Veja abaixo a relação de participantes das oficinas de Eliana Anghinah e Erik Thurm.
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
De 15 de julho a 6 de agosto
2ª a 6ª Feira, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 15h
Entrada franca