/governosp
Que diferenças ou semelhanças geológicas e antropológicas existem entre as cidades europeias e latino-americanas, separadas pela imensidão do Oceano Atlântico? Dois fotógrafos, o polônes Adam Lipinski e o espanhol Hermes de la Torre viajaram por várias delas nos dois continentes e agora trazem o resultado dessa pesquisa com a exposição Oceano Entre Terras – convergência e hibridação, que o Memorial da América Latina inaugura no dia 7 de novembro.
As 50 fotografias da mostra refletem as diferentes formas de ver o mundo e seus estratos sociais. Vistas individualmente, ou cotejadas entre si, é possível observar espaços que poderiam estar em um ou outro lado do oceano Atlântico. As cidades latino-americanas e europeias fundem-se e, nesse processo, emergem regularidades na construção de representações e matizes cotidianos que afloram numa simultaneidade de elementos comuns, em paisagens, formas ou cores.
O conjunto das obras dialoga com textos de Elena Barcellós e Óscar Dominguez, que agregam estética e contemporaneidade à proposta dos dois artistas, discípulos do andaluz Atia Ayn, mestre da fotografia humanista. Esta é, também, a característica fundamental do trabalho de Adam Leminski e Hermes de la Torre, que refletem a figura humana sem submetê-la à violência amável e sem transcendência da fotografia de viagens.
Oceano entre Terras – convergência e hibridação – fica em cartaz no Espaço Gabriel García Márquez (portões 8 e 9) até 27 de novembro, com entrada gratuita para visitação de terça a domingo, das 9h às 18h. Na semana de abertura será inaugurada a página web dos dois fotógrafos, produzida pelo designer Antonio Magán.
Serviço
Abertura: 7 de novembro, às 19h
Data: de 7 a 27 de novembro de 2016
Visitações: terça a domingo, das 9h às 18h
Local: Espaço Gabo – Memorial da América Latina
Acesso: portões 8 e 9
Entrada gratuita
Classificação livre