/governosp
Os 183 anos de independência do Uruguai, comemorados no dia 25 de agosto, serão festejados durantre toda a semana no Memorial da América Latina. Na manhã do dia 25, a cônsul-geral do Uruguai em São Paulo, Brígida Scaffo realizou uma oferenda floral ao busto do general Artigas, o herói uruguaio, na Praça América, localizada na Avendida Brasil.
Na cerimônia, um grupo de alunos cantou os hinos uruguaio e brasileiro, executados pela Banda da Polícia Militar. Estavam presentes ao evento o presidente do Memorial da América Latina, Fernando Leça, membros do corpo consular, como os cônsules do México e da Espanha, além de uruguaios residentes em São Paulo.
Para continuar a programação, o Memorial promove, de 25 a 31 de agosto, a Semana do Uruguai em São Paulo. O evento, organizado pelo Consulado Geral do Uruguai, conta com uma mostra de filmes, exposição de artes plásticas, palestra sobre literatura e concerto da pianista Polly Ferman, sempre com entrada franca.
O projeto tem como objetivo não só festejar o dia da libertação uruguaia (25 de agosto), como também proporcionar ao público um maior contanto com as produções artísticas contemporâneas do país vizinho.
A partir do dia 25, às 19h, o foyer do Auditório Simón Bolívar recebe a mostra “Mosaico Contemporâneo” de 19 artistas, que formam um painel das artes plásticas uruguaias. Os artistas são Adolfo Sayago, Alberto Naddeo, Ariel Severino, Carlos Páez Vilaró, Carlos Presto, Daniel Amaral Oyarvide, Enrique Medina, Enrique Souza, Fernando Oliveri, Gustavo Alamón, Ignacio Zuloaga, Jorge Casterán, Juan Muzzi, Luis Arias, Mario Giacoya, Mario González Sosa, Micaela Núñez, Philips Davies, Uri Negvi.
A pianista Polly Ferman esquentou a noite de segunda-feira com interpretações de compositores como Gottschalk, Nazareth, Gershwin, Villa-Lobos, Ginastera e Piazzolla, no Auditório Simón Bolívar, às 20h30.
No campo das letras, o escritor Guillermo Lopetegui discutiu a obra de dois significativos literatas uruguaios: Horácio Quiroga e Eduardo Galeano, dia 28, às 19h, no Pavilhão da Criatividade. Lopetegui é autor premiado de oito livros de contos, além de especialista em literatura hispano-americana.
E, para os fãs de cinema, a mostra de filmes uruguaios foi inaugurada no dia 27, às 17h, como “El Viaje hacia el Mar”, do diretor Guillermo Casanova e traz títulos de difícil acesso ao público brasileiro como “La Cáscara”, de Carlos Ameglio, e “Fan”, de Gabriela Guillermo.
Programação completa – entrada franca
Dia 25, segunda-feira
– 19h – Abertura exposição “Mosaico Contemporâneo”
– 20h30 – Concerto da pianista Polly Ferman
Dia 27, quarta-feira– Inauguração do Ciclo de Cinema Uruguaio
– 17h – “El viaje hacia el mar”, de Guillermo Casanova
– 19h – Documentario “La linea imaginaria”
Dia 28, quinta-feira
– 17h – Exibição do filme “Fan”, de Gabriela Guillermo
– 19h – Palestra do escritor uruguaio Guillermo Lopetegui sobre textos de Horacio Quiroga e Eduardo Galeano
Dia 29, sexta-feira
– 17h – Exibição do filme “La Cáscara”, de Carlos Ameglio
– 19h – Exibição do filme “La espera”, de Aldo Garay
Dia 30, sábado
– 17h – Exibição do filme “Alma Mater”, de Álvaro Buela
– 19h – Exibição do filme “Whisky”, de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll
Dia 31, domingo – nova projeção dos filmes cuja exibição foi interrompida pelo “apagão” do dia 27, quarta-feira:
15h: “La linea imaginaria”, documentário
“El viaje hacia el mar”, de Guillermo Casanova
17h “La linea imaginaria”, documentário
“El viaje hacia el mar”, de Guillermo Casanova
Confira a sinopses dos filmes aqui
Semana do Uruguai
De 25 a 30 de agosto
Entrada franca
Memorial da América Latina
Auditório Simón Bolívar e Pavilhão da Criatividade (filmes)
Portões 12 e 15
Tel.: (11) 3823-4600
Na página principal, foto de “La Cáscara”, de Carlos Ameglio
Foto 1: Paloma Varón
Foto 2: divulgação