/governosp
Considerado um dos principais grupos brasileiros na arte do circo-teatro, a Cia Capadócia estreia no feriado de 25 de janeiro, a sua temporada de apresentações do Circo-Teatro Paratodos, em lona montada no Memorial da América Latina. Serão apresentados, até o dia 25 de março, dois espetáculos: “A Menina Virou” (com direção de Calixto de Inhamuns) e o infantil “O Segredo da Janela” (com direção de Jairo Mattos).
A lona do Circo Paratodos tem uma característica única e inovadora. Consiste em um circo de 12m x 22m, com estrutura metálica externa idealizada com o propósito de otimizar a visibilidade interna. O espaço, que tem capacidade para 200 pessoas, pode ser considerado o primeiro Circo do Brasil montado totalmente sem estacas, com uma estrutura auto-portante, que o torna ecologicamente correto, já que pode ser montado nos mais variados espaços e medidas sem que seja necessário quebrar ou furar o piso.
Além dos espetáculos, a Cia Capadócia preparou ainda dois eventos especiais durante a temporada: o Carnaval Paratodos (dias 18 e 19 de fevereiro), com participação da “Bandinha da Alegria”, composta por animados e veteranos músicos com direito até a um divertido baile à fantasia e o I Encontro Nacional de Ventriloquia (de 22 a 25 de março), com representantes dessa arte vindos de vários estados do país, numa programação que contará com encontros, exposições, seminários, oficinas e apresentações de ventriloquia.
ESPETÁCULOS
A Menina Virou
Nesse clássico espetáculo de circo-teatro, João Donda, um dos fundadores da Cia Capadócia, adaptou o texto com base em entrevistas com Benedito Sbano, o palhaço Picoly, e Sônia Gray, atriz do Circo Disparada (veteranos artistas do Circo-teatro brasileiro). A adaptação ganha um olhar e linguagem contemporâneos, reafirmando o compromisso com o humor, por meio de personagens absurdamente normais, situações patéticas, visual rebuscado. Tudo é amplificado, escancarado com o objetivo de provocar e manter o riso descompromissado, espontâneo e incoerente.
Valente Capado é o prefeito de Perdição, cidade que se encontra as vésperas de inaugurar uma obra pública desproporcional: o Viaduto Norte-Sul. O prefeito articula um mega evento de inauguração da obra, com a tão sonhada presença de seu tutor maracutaieiro, o senador Alvarado. Para solenidade resolve contratar uma cozinheira internacional. Rosinha, filha de Valente, aproveita da situação e faz seu namorado ser contratado como cozinheiro. Uma denúncia anônima de desvio de verbas atrai para a pequena cidade uma jornalista misteriosa, que coloca o prefeito em maus lençóis. Alertado por seu secretário, Cheiroso, o prefeito descobre o namoro. Lindauro foge a pedido de Rosinha que, desesperada, pede ajuda da empregada Tica, que acaba por fazer um trato com o Demônio para solução de tudo. A confusão está armada. Uma sequência de equívocos e patacoadas acontece, para o deleite desta seleta família brasileira.
Ficha Técnica
Direção: Calixto de Inhamuns
Texto: João Donda
Direção Técnica: João Donda
Elenco:
Betto Rodrigues – Secretário Cheiroso
Wilson Vasconcelos – Prefeito Valente Capado
Bárbara Mello – Tica
Carolina Coelho – Rosinha
Cadu Flores – Lindauro
Marcelo Duarte – Frei Gram e Gramunhão
Grazyela Dias – Magda Bateforte
Duração: 70 minutos
Classificação: Livre (a partir de 03 anos)
Produção Executiva: João Donda e Wilson Vasconcelos
O Segredo da Janela (infantil)
Chiquinho e Marieta são dois artistas saltimbancos. Estão cansados e desiludidos, percorreram cidades e mais cidades, mas as ruas estão vazias de gente. A peça começa quando eles chegam a mais uma cidade, onde todas as janelas estão fechadas. Marieta sai para tentar descobrir o que está acontecendo. Sozinho, Chiquinho senta-se embaixo de uma janela e prepara-se para dormir, quando uma janela se abre e surge uma moça chamada Chicória, que começa a cantar.
Chiquinho fica encantado e convida Chicória para entrar para a companhia, mas Marieta ouve a proposta e corta qualquer possibilidade de Chicória entrar para a trupe. Mas Chiquinho está irremediavelmente apaixonado e tenta contornar o impasse propondo que Chicória faça um teste. Marieta topa: se Chicória conseguir abrir uma única janela da cidade, as portas da companhia se abrirão para ela. Chicória fracassa, mas alega que, até o momento ninguém conseguiu abrir janela nenhuma. Marieta provocada em sua vaidade, tenta abrir uma janela e também fracassa. Marieta quer sair imediatamente da cidade, Chicória argumenta que eles não podem sair da cidade, afinal de contas, o trabalho do artista é abrir as janelas das casas e das pessoas. Chiquinho fica dividido, metade quer ir com Marieta, metade quer ficar com Chicória.
Marieta parte e, na indecisão entre um caminho e outro, Chiquinho fica. Juntos, Chiquinho e Chicória correm de janela em janela para descobrir por que as janelas da cidade vivem fechadas. Juntos descobrirão uma antiga história de amor, que sempre se repete, entre a moça da janela e o palhaço do circo.
Ficha Técnica
Direção: Jairo Mattos
Texto: Jucca Rodrigues
Direção Técnica: João Donda
Elenco:
Cadu Flores – Chiquinho
Grazyela Dias – Marieta
Carolina Coelho – Chicória
Duração: 55 minutos
Classificação: Livre
Produção Executiva: João Donda e Wilson Vasconcelos
Serviço
Circo-Teatro Paratodos
Realização: Cia. Capadócia – Praça da Sombra
Período: 25 de janeiro a 25 de março
Quintas e sextas, às 20h30, sábados, às 16h e 20h30, domingos, às 16h e 19h Ingressos: R$ 20,00 e meia-entrada. Bilheteria: 1 hora antes do espetáculo
Informações: 3857.5386 – www.ciacapadocia.com