/governosp
São Paulo, 4 de junho de 2010.
A Fundação Memorial da América Latina se abre para celebrar o Dia do Espanhol, neste 19 de junho, sábado, em festa que se reproduz por 73 cidades de 56 países. Promovido pelo Instituto Cervantes, em parceria com o Memorial em São Paulo, o evento começa às 10 da manhã e vai até a meia-noite. Música ao vivo e DJs nacionais e internacionais, teatro, debates, oficinas (de grafite, fotografia, jornalismo 2.0, microblog, VJ, vídeo mapping, tag, tool), espaço criança (jogos tradicionais, conta-contos), festival folclórico e feira gastronômica fazem d`”El Dia del SPñol” – como foi batizado pelo pessoal do Cervantes – a nova festa de São Paulo (http://diadoespanhol.info/).
Conforme gosta de dizer Francisco de Blas, Jefe de Actividades Culturales do Instituto Cervantes, “em São Paulo, cidade acolhedora, aberta e multicultural, a festa ganha uma dimensão muito especial ao ser celebrada no Memorial da América Latina, o lugar de encontro de todos os povos americanos.”
A dimensão global da festa faz dela uma excelente plataforma de promoção para a cidade e sua cultura urbana, reconhecida internacionalmente e amplamente representada na festa com grupos como Umoja, As Capulanas ou Cooperifa. Da Espanha chegará o melhor hip hop espanhol, com o grupo “La Excepción”, bem como o grafiteiro Arys.
“São Paulo tera o maior Dia do Espanhol do mundo”, diz de Blas. “Isso deve-se à pujança do Brasil, seu crescimento recente , projeção mundial e liderança especialmente na América Latina”. Blas e os espanhóis em geral estão muito impressionados com a Lei Federal que torna obrigatória, a partir de 2010, a oferta de ensino da língua espanhola nas escolas públicas e privadas do Ensino Médio do Brasil. Não é para menos, afinal, abrem-se muitas oportunidades para editoras e outras empresas espanholas em um mercado de 200 milhões de pessoas.
Haverá muito teatro, com representações tão diferentes como o Histórias para serem contadas, teatro de rua do grupo Pombas Urbanas, ¡Ay Carmela!, texto adaptado por Fernando Peixoto, dirigido por Marco Antônio Braz, com Maurício Marques e Virgínia Buckowski nos únicos papéis, ou o monólogo de Pepita Rodrígues, no qual se apresenta como protagonista dessa fusão de culturas que é toda a festa.
Um dos destaques do dia será o Espaço Conexões. Patrocinado pela empresa espanhola Telefonica, ele pretende ser uma pequena “campus party”, que reunirá aficcionados pela tecnologia, especialmente jovens, na exploração da potencialidade virtual.
Além disso, grupos folclóricos animarão todo o dia e haverá especialidades gastronômicas a disposição dos visitantes, para melhor apreciar todas as dimensões da cultura “em espanhol”. As atrações estão divididas por espaços. São eles: Palco, Oficinas, Espaço Cervantes, Auditório, Cinema, Espaço Crianças, Espaço Conexões, Espaços Externos e Espaços Especiais. Clique em cada um deles para saber o que vai rola ali.
Espera-se que mais de 10.000 pessoas participem da festa apoiada por diversas instâncias da cidade de São Paulo, instituições e empresas comprometidas com seu desenvolvimento cultural e sua integração social, como o Centro Cultural Espanhol, os Consulados do México, Uruguai e Peru, o Oficina de Comércio da Espanha, o Banco Santander, a Telefônica e a Editora SM, entre outras.
É a segunda vez que o Dia do Espanhol é comemorado no Brasil. A primeira foi de pequenas dimensões no próprio Instituto Cervantes. Agora no Memorial, ela se agigantou e veio para ficar. “El Día del SPñol” no Memorial da América Latina passa a fazer parte do calendário cultural de São Paulo. É mesmo a mais nova festa da cidade.
Confira a programação completa.
Serviço
Data: 19 de junho
Local: Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Horário: Das 10h00 às 24h
Entrada Franca
Serviços de Comida e bebida pagos