Todas as terças-feiras, desde o início de setembro, o auditório da Biblioteca Latino-americana se tornou um novo espaço para o público paulistano curtir bons programas de música clássica com pegada popular. O projeto Música na Biblioteca segue até o final do ano e já tem programação definida para novembro, começando com o grupo Quarteto Molto Grave, no dia 1º (veja programação e repertórios abaixo).
Durante o mês, ainda devem passar pelo palco do Memorial os grupos New Ensemble (dia 8), grupo de experimentação em música contemporânea; Horn Ensemble (dia 15), quarteto de trompas; Douglas Braga & Quarteto Lacerda (dia 22), que une saxofone a um quarteto de cordas; e Escape Quarteto, com repertório brasileiro e latino-americano dos século XX e XXI.
Os concertos têm entrada de apenas 2 reais e são idealizados pela maestrina Mônica Giardini, que prevê o revezamento de grupos diferentes a cada semana: metais, madeiras, cordas e um segmento especial que tanto pode ser um conjunto étnico ou de tendência do Leste Europeu. Segundo ela, “a proposta é dar aos grupos de câmara a oportunidade de se apresentar a um tipo de público que gosta desse estilo e atualmente tem raras opções de espaço em São Paulo”.
Para isso, o Memorial revitalizou o auditório da Biblioteca: eliminou a mesa fixa de debates, colocou piso de madeira, isolou o espaço com paredes de vidro e ampliou a capacidade da plateia para 120 lugares.
Programação
Data: sempre às terças-feiras
Horário: 19h
Ingressos: R$ 2 (à venda 1h antes do espetáculo)
Local: Auditório da Biblioteca Latino-americana (120 lugares)
Endereço: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Portões 2 e 5
Composto por dois eufônios e duas tubas, o Quarteto busca mostrar a versatilidade dos instrumentos graves com peças de vários ritmos e estilos como tango, chorinho, maxixe, samba, barroco, contemporâneo etc. O repertório inclui peças feitas para a formação original e também transcrições para o grupo.
Integrantes: Phillips Thor (eufônio), Nicolas Hebert (eufônio), Emerson Silva (tuba) e João Marcos Oliveira (tuba)
Programa
Corta Jaca – Francisca Gonzaga
Maxixe – F. Deddos
Aquarela do Brasil – Ary Barroso
Badinerie – J. S. Bach
Jesu, Joy of Man’s Desiring – J. S. Bach
Indiana Jones – John Williams
Piratas do Caribe – Hans Zimmer
Libertango – Astor Piazolla
Power – John Stevens
Dances – John Stevens
Cherokee – John Shooley
Loch Lomond – Mike Forbes
Scarborough Fair – Bill Reichenbach
Stand By Me – King, Leiber, Stoller
My Girl – The Temptations
Este concerto do New Ensemble, grupo de pesquisa e experimentação musical formado em 2015, se dedica a obras dos compositores da Escola de Nova York. O termo refere-se a um círculo de compositores na década de 1950, como John Cage, Morton Feldman e Earle Brown, que acreditavam na liberação do inconsciente e se inspiravam na excitação urbana de Manhattan. Cada uma das realizações deste concerto é uma resposta a suas partituras, quase novas peças de música de Cage, Brown e dos demais intérpretes envolvidos.
Integrantes: Roberto Saltini (percussão), Douglas Maiochi (percussão), Rodrigo Vitta (piano) e Sergei Eleazar de Carvalho (violino)
Programa
John Cage – One para piano (1987)
One 4 para um percussionista (1990)
Mesostics IV (1988) excerto como difusão sonora
Morton Feldman – Piano Piece (1952)
The King of Denmark (1964).
Christian Wolff – Pairs (1968)
Earle Brown – Folio, December 52 para qualquer meio de produção sonora (1952)
Formado em 2015 originalmente como Quarteto de Trompas da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, o Horn Ensemble busca divulgar repertório original e transcrições para quarteto de trompas.
Integrantes: André Ficarelli, Daniel Filho, Eric Gomes e Rafael Fróes
Programa
Paul Hindemith – Sonata para 4 trompas
Kerry Turner – Quarteto para trompas N. 1
Nicolay Tcherepnin – Seis quartetos de trompa
22/11 – Douglas Braga & Quarteto Lacerda
Formado em 2014, o Quarteto Lacerda se dedica ao repertório tradicional escrito para quarteto de cordas, assim como o repertório brasileiro tradicional e contemporâneo. Seus membros são músicos atuantes no cenário paulistano de música clássica, integrantes das principais sinfônicas da cidade de São Paulo. Douglas Braga atua como solista de sax desde os 15 anos de idade e é o único representante da América Latina a integrar o Global Première Consortium Commissioning Project, junto a saxofonistas do mundo todo.
Integrantes: Douglas Braga (saxofones); Dan Tolomony (1º violino), Mariela Micheleti (2º violino), Fabio Schio (viola), Camila Hessel (violoncelo)
Programa
Syrinx – Claude Debussy (transcrição: Douglas Braga)
Quarteto n.1 – Osvaldo Lacerda
Dansa
Quinteto em si menor, op.115 – Johannes Brahms (transcrição: Douglas Braga)
Andantino, Presto non assai,ma non sentimento
O Escape Quarteto transita entre diversas linguagens artísticas, sobretudo a música erudita dos séculos XX e XXI. No repertório estão releituras de obras brasileiras e outros gêneros latino-americanos, além de improvisações e músicas originais. Atuante desde 2015, o grupo já fez apresentações em diversas cidades do Brasil e da América Latina.
Integrantes: Emilia Borja (vibrafone), Gustavo Nunes (clarinete/clarone), João Luís Prado (flauta) e Matheus Pezzotta (violão)
Programa