/governosp
O continente latino-americano é provavelmente o que mais passa por transformações no cenário da política internacional. Com um passado marcado por intensas lutas políticas, o atual quadro político-ideológico deste continente permanece ainda em franca ebulição e, como tal, indefinido. Que se pense, por exemplo, em Colômbia, Equador, Bolívia e Venezuela. Se nos tempos de autoritarismo militar a juventude latino-americana marcou sua presença contra as arbitrariedades dos governantes, hoje não é diferente. A canção popular, sempre presente nos acontecimentos deste continente mantém hoje, a mesma força de outros tempos lutando pelas liberdades democráticas.
O curso propõe analisar as transformações políticas por que passou e ainda passa o continente latino-americano, especialmente dos anos 70 aos nossos dias. Nesse contexto, a juventude tem sempre mantido sua ativa participação, criando movimentos políticos de massa em defesa da democracia e da sua autonomia. A música popular, produto cultural de forte apelo entre o povo latino-americano e em especial entre os jovens será analisada em seus aspectos mais significativos.
As aulas serão ministradas por Waldenyr Caldas – Professor da ECA – Escola de Comunicações e Artes da USP, onde leciona as disciplinas Realidade Sociopolítica Brasileira e Teoria da Comunicação.
Áreas de interesse:
Este curso é destinado aos estudantes de ciências humanas, sociais e políticas, músicos, historiadores, acadêmicos e aos cidadãos interessados em melhor conhecer a realidade sociopolítica e cultural do nosso continente.
Informações:
Datas: de 28 de março a 20 de junho de 2009 – aulas aos sábados: 28/03; 04, 18 e 25/04; 09, 16, 23 e 30/05; 06 e 20/06.
Horário: das 9 às 13h (Total de aulas: 10 – Carga horária: 40 horas-aula)
Local: Auditório do Anexo dos Congressistas.
Inscrições: De 9 de fevereiro a 20 de março – das 10 às 18 horas no Anexo dos Congressistas (entrada pelo portão 12) no valor de R$ 200,00 (TAXA ÚNICA).
Serão concedidos certificados aos alunos com 75% de presença. Caso não se atinja o número mínimo de inscrições necessárias, o curso será cancelado e a taxa de inscrição devolvida integralmente. Os inscritos receberão gratuitamente uma assinatura anual da Revista Nossa América. Alunos que se inscreverem nos dois cursos oferecidos no semestre terão direito a um desconto de 15% no total a ser pago pelas inscrições.
Vagas limitadas.
Programação
1. O Brasil no contexto da América Latina
2. A política dos Estados Unidos para a América Latina
3. A política Latino-americana dos anos 70
4. Os casos de Brasil e Argentina
5. O Chile de Pinochet e a democracia
6. Os movimentos de resistência da juventude
7. A redemocratização da América Latina: o caso de Cuba
8. A luta política através da canção popular I
9. A luta política através da canção popular II
10. 2009: o olhar Latino-americano sobre o Brasil.