
O mês de agosto chega com um brilho especial no Memorial da América Latina. A iluminação dourada – simbolizada pela cor amarela – na passarela e na escultura da Mão é um convite à reflexão e ao cuidado: estamos no Agosto Dourado, campanha dedicada à valorização do aleitamento materno.
O dourado representa o padrão “ouro” do leite materno, alimento completo, insubstituível e capaz de transformar o começo da vida de milhões de crianças. Amamentar é mais do que nutrir: é um ato de vínculo, saúde e amor que merece ser reconhecido, respeitado e apoiado por toda a sociedade.
Mais do que uma escolha individual, a amamentação envolve condições sociais, políticas públicas e redes de apoio. Incentivar o aleitamento é também combater desigualdades, garantir que mulheres tenham acesso à informação, tempo e ambientes seguros para amamentar. É reconhecer que o cuidado com os primeiros anos da vida deve ser um compromisso coletivo e contínuo.
Como instituição comprometida com o bem-estar e a dignidade humana, o Memorial da América Latina se soma a essa campanha para lembrar que proteger e incentivar a amamentação é também cuidar do futuro. Que o dourado deste mês ilumine não só nosso espaço, mas também nossas escolhas e prioridades.